Trabalhadores relatam dificuldades para dar entrada no seguro-desemprego

Trabalhadores de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, relatam dificuldades para dar entrada no seguro-desemprego na Casa do Trabalhador, no município.

O serviço, que é vinculado ao Governo Federal, está com problemas no sistema interno há cerca de uma semana. De acordo com informações da casa, nesta sexta-feira (9) o problema persiste e ainda não há previsão de estabilização.

Milena Freitas é uma das trabalhadoras prejudicadas pelo problema no sistema. Ela conta que já foi ao local cinco vezes e ainda não conseguiu dar entrada no seguro-desemprego.

“Enviam a gente para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da rodoviária, quando chega lá, é o mesmo problema. Mandam a gente retornar para a Casa do Trabalhador. É um verdadeiro ‘ping-pong’, ninguém resolve nada. Todas as vezes que a gente chega na Casa do Trabalhador dizem que o sistema está fora do ar”, reclama.

O diretor da Casa do Trabalhador, Fábio Souza, afirma que já estão sendo tomadas medidas para evitar que as pessoas se dirijam ao órgão enquanto o problema no sistema interno persiste.

“Já estamos suspendendo o agendamento pela internet e vamos viabilizar uma forma de colocar um informe no site. Quanto estiver tudo normal também vamos avisar no site”, explica Fábio.

Jadson Bispo também reclama do problema. Ele está desempregado desde fevereiro deste ano, saiu d Coração de Maria, município a cerca de 30 km de Feira de Santana, apenas para dar entrado no benefício e não conseguiu.

Segundo informações da Casa do Trabalhador, no mês de abril, ninguém conseguiu dar entrada no seguro-desemprego no local. Segundo estimativas do próprio serviço, cerca de 200 pessoas foram até o órgão e não conseguiram dar entrada no pedido.

Para Tailine Cerqueira, que tentou dar entrada no seguro nesta terça, a falta de informações claras é uma falta de respeito com os trabalhadores.

“Isso é uma falta de respeito. Nós necessitamos e temos um custo de deslocamento”, reclama.

Ainda de acordo com informações da Casa do Trabalhador, o problema é apenas para dar entrada no seguro-desemprego. Outros serviços estão funcionando normalmente no órgão.