Os perigos do século para a comunicação

Nunca tivemos mais acesso a notícias mas isso não significa que a comunicação este ja efetivamente melhor. Quais serão os perigos do século XXI no que diz respeito à comunicação social e aos mídia? Venha saber!

Vivemos numa era ambígua, onde o mundo digital cria um número sem precedentes de estruturas de difusão noticiosa e, em simultâneo, propaga um conjunto de informação pouco fidedigna.

Na atualidade, é mais fácil do nunca estendera pelos, fazer denúncias e apresentar situações ao grande público, já que os meios convencionais – como a televisão, o jornal e a rádio – migram também, agora, para o mundo online e se juntam a uma infinidade de redes que, por esta via, cumprem já os papéis de órgão de comunicação.

Deparamo-nos, entre os conteúdos, com verdadeiros delatores da história e dos cassinos, cujo sentido de oportunidade e de justiça faz emergir as situações mais diversas, deixando que o povo tenha acesso a conteúdos que, de outra forma, não veriam a luz do dia.
A sensação de permanente atualização faz com que pensemos, muitas vezes, que a comunicação está num patamar infinitamente melhor do que aquele que ocupava antes do tempo da mídia digital. Ainda assim, a verdade é que pode ser mais complexo, nos dias de hoje, encontrar espaços onde a informação seja relevante e de qualidade.
Hoje, apresentamos alguns dos maiores desafios da comunicação no século XXI e os seus perigos.

1. O aparecimento de muitasfakenews

As fakenews são, sem dúvida, um dos grandes problemas aos quais assistimos nos dias de hoje.

Na Internet proliferam vários conteúdos com fontes dúbias ou mesmo sem qualquer tipo de fonte, que espalham factos e notícias como se estas fossem efetivas e fidedignas.
Esta forma de permear as mentes sociais faz com que, muitas vezes, o acessoa os conteúdos não gere uma consciência mais informada mas justamente o contrário, promovendo a desinformaçãoatravés da disseminação de ideias erradas e premissas incorretas.

Mesmo os mídia convencionais têm apresentado alguns erros, por se  basearem, ocasionalmente em sites que aparentemente são fidedignos mas, narealidade, propagam fakenews.

2. A ausência de contexto

Muitas vezes, mesmo quando as notícias apresentadas são verdade, estas não apresentam o contexto, fazendo com que a criação de pensamentos preconceituoso sou nocivos para a reputação e bom nome de indivíduos se torne mais simples.
A não contextualização das situações aparece ainda, muitas vezes, com narrativas que não cumprem um dos principais princípios do jornalismo: a objetividade.
Passando um rápido olhar pelos conteúdos jornalísticos online veremos, pois, que estes tendem a ser bastante opinativos.

3. A confusão entre notícia e publicidade

As formas como se criam os artigos na atualidade podem também ser nocivas, na medida em que os conteúdos apresentados como notícia são, na verdade, muitas vezes promocionais.

Ao ler estes conteúdos, o utilizador estará a ver, como se fosse um artigo objetivo, um conteúdo criado especificamente para enaltecer um determinado produto ou marca, colocando-o no centro da atenção do leitor.