O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT) instaurou um inquérito para apurar um anúncio de emprego veiculado na internet, que oferecia vaga de trabalho em troca de hospedagem e café da manhã, em um hostel em Morro de São Paulo. O local fica na ilha de Tinharé, que pertence ao município de Cairu, e é um destino turístico muito procurado no estado.
O inquérito foi instaurado na quarta-feira (28), depois que a página Vagas Arrombadas compartilhou no Facebook a oferta do suposto emprego, na segunda-feira (26).
De acordo com o MPT, a tentativa de contratação de pessoas em troca de hospedagem e alimentação configura ilegalidade trabalhista inadmissível perante as leis brasileiras.
A publicação, assinada por um perfil de nome Paulo Norberto Rabello, diz que o hostel, chamado de O Consulado, oferece “a dormida e o café da manhã em troca do trabalho”.
De acordo com o MPT, um termo de ajuste de conduta (TAC) será proposto para que o empregador corrija a ilegalidade, assim que a identidade dele for confirmada. Caso ele não aceite o TAC, o MPT pode entrar uma ação civil pública.
O caso segue com a unidade do MPT de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, para que medidas sejam adotadas.
Reação ‘drástica’
Depois da divulgação da oferta na página da internet, dezenas de pessoas fizeram comentários questionando a legalidade da vaga. O perfil do autor do suposto emprego passou a disparar ofensas e ameaças aos críticos, e o MPT classificou a reação como “drástica”.
Em uma das mensagens, para uma mulher que criticou a oferta, Paulo Norberto Rabello faz ameaças de morte.
“Te matar é fácil. Já printei informações sobre você e seus amigos. Vou te ensinar como prejudicar a vida das pessoas. Vou matar tua mãe, teu pai. Vou te ensinar a brincar. Você vai morrer”, escreveu.







