O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu a autorização do governo federal para realizar um concurso visando à contratação de 8.141 funcionários temporários para a elaboração do Censo Demográfico 2022. A portaria conjunta dos ministérios da Gestão e do Planejamento foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17).
Os cargos disponíveis para os contratados temporários incluem 6.742 vagas para Agentes de Pesquisas e Mapeamento, 806 vagas para Supervisores de Coleta e Qualidade, 276 vagas para Agentes de Pesquisa por Telefone, 148 vagas para Agentes Censitários de Mapeamento, 120 vagas para Codificadores e 49 vagas para Supervisores de Pesquisa.
Os contratos terão validade de um ano, com possibilidade de prorrogação. Os salários serão definidos pelo próprio IBGE, que tem até seis meses para a publicação do edital de abertura do concurso. A expectativa é que o processo seletivo seja acelerado devido aos atrasos no levantamento sobre a população brasileira.
O Censo Demográfico 2022 é uma ação de extrema importância para a atualização dos dados demográficos do país. A previsão inicial do IBGE era divulgar os resultados em outubro de 2022, porém, devido ao baixo número de respostas, diversos adiamentos ocorreram e o órgão ainda está em processo de coleta de dados.
Vale lembrar que o último Censo realizado no Brasil foi em 2010 e sua atualização estava prevista para 2020. No entanto, a pandemia de Covid-19 e a falta de recursos, conforme alegado pelo governo anterior, resultaram no adiamento da pesquisa. Com o aval do governo para a contratação de funcionários temporários, o IBGE busca acelerar o processo e concluir o Censo Demográfico 2022 o mais breve possível, trazendo informações atualizadas e relevantes sobre a população brasileira.



