Existe carreira após os 50 anos? Sim! Veja como é possível

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o número de pessoas no mercado formal de trabalho entre 50 e 64 o cresceu quase 30% entre 2010 e 2015. O número de trabalhadores com mais de 65 anos cresceu ainda mais 58,8%. Os números mostram uma realidade cada vez mais comum, as pessoas estão trabalhando cada vez mais, no entanto, será que o mercado dispõe de opções para estes profissionais?

Esse questionamento que tem cada vez mais importância, seja pela reforma da previdência que fará com que as pessoas trabalhem por mais tempo até se aposentarem, pela expectativa de vida do brasileiro que tem aumentado ano a ano e até mesmo pelo comportamento da sociedade que já não pensa mais em trabalho como forma de sustento, mas como uma importante parte da vida de sua vida e que merece ser planejada.

A psicóloga e supervisora de assessoria de carreira da Catho Larissa Meiglin, por exemplo, acredita que profissionais mais experientes se destacam em vários quesitos quando comparados aos profissionais jovens: “Os principais benefícios que profissionais com mais idade oferecem estão na profundidade do conhecimento que possuem. Numa esfera mais comportamental, os principais benefícios estão na paciência, resiliência, maturidade e experiências adquiridas ao longo de sua trajetória, além de agregarem valor nas equipes compostas, em sua maioria, por profissionais mais novos”, afirma.

Setores que mais empregam

Dados da Rais mostram que o setor de serviço tem mais receptividade aos mais experientes. Quase 2,6 milhões de trabalhadores de 50 a 64 anos estavam empregadas com carteira de trabalho no segmento em 2015. Outros 200.481 trabalhadores tinham mais de 65 anos, seguido da indústria de transformação (923 mil empregados entre 50 e 64 anos e mais 50,5 mil acima de 65 anos) e do comércio (864 mil dos 50 aos 64 anos e 52 mil com mais de 65 anos).

Embora não tenha oportunidades suficientes, o mercado de trabalho tende a oferecer cada vez mais vagas para profissionais experientes. A dica de ouro é usar a experiência, lições de vida e todos os demais aprendizados que possa colocar o profissional em destaque. Vale lembrar também que é preciso mostrar que sempre há espaço para novos aprendizados, não importa qual seja a idade que o RG mostre.