A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, está preparando um novo concurso para a contratação de 200 vagas para a Guarda Municipal. O objetivo é contratar inicialmente 100 agentes de segurança e abrir cadastro reserva para mais 100, assim que o processo de reforma da previdência estiver concluído.
O prefeito Chico Brasileiro anunciou a criação de uma comissão para a realização do concurso da Guarda Municipal, que terá 30 dias para elaborar o edital. A intenção é garantir a segurança nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) por meio da contratação de novos profissionais.
A redução no índice de folha de pagamento de pessoal é fundamental para garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e possibilitar a abertura do concurso. Atualmente, a Guarda Municipal conta com 220 servidores atuando nas áreas administrativas, na segurança pública e patrimonial, além de 93 agentes patrimoniais que reforçam a segurança nas escolas que ofertam a EJA no período noturno, nos centros de convivência escola bairro e em outros prédios públicos.
Desde meados de 2022, a realização do novo concurso para Guarda Municipal de Foz do Iguaçu estava em estudo. O último concurso para a Guarda Municipal aconteceu há dez anos e ofereceu 50 vagas, sendo 35 para homens e 15 para mulheres. Os requisitos para participar foram idade igual ou superior a 18 anos, primeiro grau completo até a data da posse e possuir carteira nacional de habilitação em qualquer categoria.
As etapas do concurso foram compostas por prova escrita de conhecimentos, prova de aptidão física, avaliação psicológica, investigação de conduta e exame médico admissional. A prova escrita de conhecimentos apresentou 50 questões de múltipla escolha, divididas em legislação específica, conhecimentos gerais e atualidades, língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais de Foz do Iguaçu e do Estado do Paraná.
A prova de aptidão física exigiu os exercícios de corrida de resistência, corrida de velocidade, salto à distância, equilíbrio e remador. Com a realização do novo concurso, espera-se reforçar a segurança pública e patrimonial da cidade de Foz do Iguaçu, proporcionando mais tranquilidade e bem-estar à população local.



