Nesta segunda-feira, 10 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou 100 dias no governo. Durante sua fala comemorativa, Lula destacou a importância de contratar mais servidores nas áreas do Meio Ambiente e da Previdência Social.
No que diz respeito ao Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitou aval para um concurso com 2.408 vagas, sendo 1.503 de analista ambiental e 905 de analista administrativo. Além disso, ainda tramita a solicitação para nomeação de todos os aprovados no cadastro de reserva do concurso Ibama de 2021, o que significa um aval para provimento de 257 vagas do cadastro de reserva.
Na área da Previdência Social, Lula ressaltou a intenção de resolver as longas filas de espera para concessão de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para isso, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que irá convocar mais 2.250 aprovados no recente concurso INSS para técnicos até o fim do ano, além de prever um novo edital para a Perícia Médica.
A expectativa para os próximos meses é que haja autorização para novos concursos públicos em diversas áreas, incluindo o INSS, o Banco Central, o IBGE e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre outros. Segundo informações da Folha de São Paulo, o novo concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) também pode estar entre as prioridades do governo federal.



