Secom diz que ainda não há prazo para publicação do Edital do concurso da PMBA

Um novo edital para soldado da Polícia Militar da Bahia poderá ser publicado em 2019. Quem divulgou a previsão foi o governador do estado, Rui Costa. Ele falou pela primeira vez sobre o concurso em novembro e nos últimos dias tornou a afirmar a intenção de publicar o edital.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social do Estado e de acordo com o órgão, ainda não foram iniciados os preparativos. O primeiro passo será a autorização formal de Costa, por meio de portaria publicada no Diário Oficial.

APOSTILA PREPARATÓRIA

A oferta de vagas também não foi divulgada, tendo em vista que o estado ainda precisa avaliar questões orçamentárias e de necessidade de pessoal. Assim que a autorização for concedida, será formada uma comissão que vai dar aval para o número de vagas e contratar uma banca organizadora para, então, publicar o edital.

Tendo como referência o último concurso de soldado da PM-BA, os aprovados ingressam no curso de formação na condição aluno soldado. A etapa tem duração de nove meses no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Durante este período a bolsa é de R$937 (dados de 2017). Depois o valor passa para R$2.585,05, composto por gratificação de Atividade Policial Militar e 10% de auxílio fardamento.

APOSTILA PREPARATÓRIA

Na seleção anterior, aberta em 2017, o edital ofertou 2 mil vagas imediatas, sendo 1.819 para homens e 181 para mulheres. No entanto, foram chamadas 3 mil pessoas para o curso de formação, mil além da oferta inicial.

As oportunidades foram em vários municípios e na capital: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, barreiras e Itaberaba.

Além do nível médio completo ou médio/técnico, foi preciso ter entre 18 e 30 anos de idade, e possuir altura mínima de 1,60m (homens) ou 1,55m (mulheres).