O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai reforçar seu quadro de pessoal com a abertura de 9.580 vagas temporárias.
A autorização oficial foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Conjunta MGI/MPO nº 58, assinada pelas ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).
Oportunidade para milhares de candidatos
As vagas destinam-se à contratação de profissionais para a realização de pesquisas estatísticas em todo o Brasil. A seleção será feita por meio de processo seletivo simplificado, com ampla divulgação nacional, conforme previsto na Lei nº 8.745/1993.
O edital ainda não foi publicado, mas o IBGE terá prazo de até seis meses para lançar as regras de inscrição, etapas e critérios de classificação.
Duração dos contratos
Os aprovados terão contratos temporários com duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados por até três anos, de acordo com a necessidade do instituto.
Salários e benefícios
Os salários e benefícios dos contratados ainda não foram divulgados. No entanto, em seleções anteriores, o IBGE ofereceu remunerações que variavam entre R$ 1.387 e R$ 3.100, além de auxílio-alimentação e transporte, o que deve atrair milhares de candidatos em todo o país.
Quando sairá o edital?
De acordo com a portaria publicada, o edital deve ser lançado até fevereiro de 2026, prazo máximo estabelecido pela legislação.
A expectativa é de que as inscrições sejam abertas antes desse período, movimentando candidatos de todas as regiões.
Como se preparar
Quem deseja concorrer às vagas do processo seletivo IBGE 2025/2026 já pode começar a se preparar.
Normalmente, os conteúdos exigidos incluem Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Gerais sobre o IBGE.