No início da semana, a Receita Federal solicitou ao Ministério da Economia novos pedidos de concurso com 3.314 vagas. Destas, 2.153 são para o próprio concurso Receita e a 1.161 para concurso da Secretaria de Fazenda. A confirmação foi dada pelo órgão via Portal do Acesso à Informação.
Do total de vagas destinadas à Receita, 1.453 são para o cargo de analista-tributário. As outras 700 são para auditor-fiscal. Ambas oportunidades têm como requisito graduação em qualquer área. Para analista o salário é de R$12.142,39, e para auditor-fiscal a remuneração chega a R$21.487,09.
O que talvez os futuros servidores da Receita não saibam é que o órgão vem trabalhando em um processo de readequação da sua estrutura interna. O principal objetivo é permitir maior inovação, incrementar a produtividade e melhorar a prestação de serviço para a sociedade.
Segundo vídeo publicado no canal TV Receita, no YouTube, as mudanças na estrutura foram impulsionadas pelo cenário adverso que a instituição enfrenta: restrições orçamentárias, quantitativo de servidores cada vez menor e a publicação do decreto n° 9.679/2019 que promoveu a extinção de 21 mil cargos comissionados na administração pública federal.
Como resultado desse decreto, houve um corte de 22% na quantidade de funções na Receita Federal.




