Abertas inscrições para seleção de professor visitante nacional e estrangeiro da UFRB

Estão abertas até 24 de maio as inscrições para a seleção de professor visitante nacional e estrangeiro, para uma vaga do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O salário pode variar de R$ 18.610,68 (Classe D, com mínimo de dez anos de doutorado) a R$ 20.443,24 (Classe E, com no mínimo de quinze anos de doutorado). O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via postal (apenas remessas por SEDEX), para o endereço: UFRB – PPGCI, Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro, Cruz das Almas (BA), CEP: 44380-000.

A contratação de professor visitante nacional e de professor visitante estrangeiro será, inicialmente, pelo período de doze meses. O tempo de contratação pode ser prorrogado até 24 meses, em se tratando de Professor Visitante Nacional; e até 48 meses, no caso do Professor Visitante Estrangeiro.

Os candidatos serão avaliados com base na análise do Currículo Lattes e do Plano de Trabalho apresentados. A Comissão de Avaliação terá até o dia 11 de junho para divulgar a relação das inscrições homologadas no site de Concursos da UFRB.

O candidato selecionado deve atuar como suporte ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos Programas de Pós-Graduação; apoiar os Programas de Pós-Graduação Stricto sensu acadêmicos e de projetos estratégicos de desenvolvimento institucional; viabilizar a participação de pesquisadores e profissionais de alto nível nas equipes docentes da Instituição, visando o intercâmbio científico, tecnológico e a inovação, em conjunto com grupos de competência na UFRB; e contribuir com a proposição institucional de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação da UFRB.

Mais detalhes sobre o processo seletivo e o edital estão disponíveis no site da UFRB.

Os requisitos exigidos para ocupar as vagas são:

  • Ser portador do título de doutor, no mínimo há dez anos;
  • Ser docente ou pesquisador de reconhecida competência com atuação em linha de pesquisa e conhecimento científico em área condizente com o interesse do Programa de Pós-Graduação pretendido (Anexo I);
  • Ter publicado pelo menos dez artigos científicos em periódico com Corpo Editorial, no período de 2014 a 2019, na área do Programa de Pós-graduação pretendido;
  • Ter experiência na formação de recursos humanos, com orientação concluída de pelo menos seis estudantes de mestrado e/ou doutorado, na condição de orientador principal, ao longo da carreira profissional;
  • Ter experiência relacionada com a criação e/ou implantação e/ou docência de Programas de Pós-Graduação Stricto sensu;