Estão abertas as inscrições para as oficinas criativas de Programação com Scratch e de Robótica

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e Vitória da Conquista (520 km da capital) receberão a visita de estudantes americanos, que irão ministrar oficinas criativas de Programação com Scratch e de Robótica para estudantes da rede estadual. Além dos estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), uma das mais conceituadas universidades do mundo, as atividades também contarão com a parceria de alunos da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Em Vitória da Conquista, as oficinas serão realizadas de 7 a 11 deste mês,e em Salvador, de 14 a 18 e de 21 a 25 de janeiro. Para Salvador, os estudantes da rede estadual de ensino ainda podem fazer as inscrições para as 60 vagas oferecidas pelo Portal da Educação através do link http://bit.ly/cursodeferiascjcc . Em Vitória da Conquista, as inscrições foram realizadas no mês de dezembro de 2018, também no Portal da Educação.

As oficinas são verdadeiros laboratórios de ensino personalizado sobre temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que vão complementar o currículo do Centro Juvenil, destacando a abordagem prática do MIT à Educação. Os estudantes do MIT vão se dividir em duplas no período de realização de cada curso. As atividades serão ministradas em inglês, mas professores baianos irão fazer a mediação entre os alunos do MIT e os alunos do Centro Juvenil.

Os estudantes do MIT foram selecionados pelo Programa MIT Brazil e a parceria com o Centro Juvenil foi firmada após o coordenador dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), Iuri Rubim, e a vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Pereira de Souza, terem conquistado o Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018 e, por conta disso, visitaram no ano passado o MIT Media Lab – Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na cidade de Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

O CJCC de Barreiras também ministrará, de 7 a 11 de janeiro, a oficina ‘Desvendando o cerrado’. Com carga horária de 15h, as aulas serão realizadas das 8h às 18h. A oficina será ministrada por estudantes de Geografia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), mediante parceria com o Centro Juvenil.

Sobre os Centros Juvenis – O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.