Especialista dá dicas para mulheres se vestirem bem em seleções de emprego

Se você for participar de um processo seletivo em uma empresa moderna, com perfil informal ou inovador, como, por exemplo, no mercado de alimentação, turismo, transportes, comércio, marketing, comunicação e design, você terá mais liberdade e tranquilidade para se vestir e pode optar pelas seguintes opções:

Saia ou calça comprida (social, sarja ou jeans liso);

Blusa ou camisa com cor e padrões discretos;

Sapato fechado, alto ou baixo.

Perceba que, neste momento, é importante você ser discreta. Utilize combinações de cores clássicas e estampas simples para não errar. Você pode experimentar uma combinação de estilos, cores e estampas para sair, mas nunca em um processo seletivo.

Porém, se sua entrevista é para concorrer a um cargo em uma empresa conservadora, com perfil formal, como, por exemplo, serviços financeiros ou administrativos, consultorias, telecomunicações e comércio exterior, você deve seguir as seguintes opções:

Camisa com corte clássico ou blusa discreta;

Vestidos, tailleur ou calça comprida social;

Sapato fechado, alto ou médio.

Como você pode ver, cada tipo de empresa, área de negócio e, até mesmo, cargo exige uma roupa completamente diferente. Apesar disso, você não precisa se desesperar e achar que é necessário gastar uma fortuna em roupas para participar de um processo seletivo. Provavelmente, com as opções que possui atualmente no armário você consegue ir adequada para uma entrevista.

Erros que você não pode cometer ao se vestir para o processo seletivo

Porém, a sua atenção neste momento é fundamental. As orientações que informei acima dão margem para interpretações e distorções que podem te atrapalhar e passar uma imagem muito inadequada ao recrutador. Alguns detalhes são importantes e podem ser a diferença entre demonstrar profissionalismo e uma imagem completamente equivocada. Veja as dicas:

1. Evite a utilização de roupas que deixarão os seus ombros, as suas costas e/ou a sua barriga a mostra. Lembre-se que o limite ideal para decotes é na linha das axilas. Qualquer roupa que fuja dessas regras é inadequada para a ocasião e pode gerar más interpretações no processo seletivo ou no ambiente de trabalho.

2. Como regra geral, é melhor evitar, também, calças jeans rasgadas, manchadas ou com adereços e saias curtas com comprimento inferior a 4 dedos acima do joelho. Também não aconselho, mesmo em regiões mais quentes, a utilização de “papetes”, sandálias “rasteirinha”, chinelos ou tênis. Estas roupas e calçados afetam a sua imagem e podem tirar a importância do seu perfil profissional.

3. Menos é mais neste momento. Evite excessos em maquiagens, perfumes e acessórios. Para mulheres, estes três itens são importantes e um ponto em que muitas escorregam, seja na não utilização ou no excesso. Cuidado para não ser uma folha de papel em branco e nem uma árvore de Natal.

Lembre-se: a empresa quer te contratar para que você faça parte daquele grupo. Quando isto acontece, a sua imagem estará ligada à marca e à cultura da empresa. Dessa forma, o seu crescimento dependerá deste alinhamento de pensamento, atitudes e, também, da imagem que apresenta.