Após MP instaurar inquérito, resultado de concurso para professor em Feira de Santana é retificado; veja nova lista

O resultado do concurso para professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, foi retificado após investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O novo edital, com a lista atualizada dos candidatos que terão redações corrigidas, foi divulgado na terça-feira (23). [Confira a relação aqui]

O concurso foi realizado em setembro deste ano e contou com 11.897 candidatos inscritos, para um total de 100 vagas. O MP instaurou um inquérito no dia 16 de outubro. Conforme o órgão, a investigação foi iniciada após denúncias de candidatos, que apontavam que havia irregularidades no edital divulgado anteriormente.

Segundo o promotor de Justiça Tiago Quadros, candidatos classificados para a etapa de correção das redações ficaram simultaneamente na relação dos aprovados por cotas e por ampla concorrência, o que, segundo o MP, reduziu o número de professores com a possibilidade de serem aprovados.

Na época, além de abrir o inquérito, o MP realizou uma reunião com representantes do município, na qual foi acordada a adoção de medidas para adequação do edital do processo seletivo. Na reunião, o entendimento foi de que os candidatos com pontuação suficiente para disputar em ampla concorrência deveriam ser excluídos da lista de vagas reservadas às cotas.