Pedido de concurso IBGE, com 397 vagas, avança no Planejamento

O pedido de concurso IBGE para analista censitário temporário está avançando em ritmo acelerado no sistema do Ministério do Planjemento. Somente em agosto, foram registrados 13 avanços, passando por diversos setores. A maioria deles aconteceu na última quarta-feira, 22, quando o pedido registrou nove movimentações, passando por setores como Departamento de Legislação e Provimento de Pessoas, Coordenação Geral de Concurso e Divisão de Concursos Públicos, onde encontra-se atualmente.

Até o momento, o órgão só protocolou o pedido para analista, com 397 vagas. No entanto, uma grande seleção de temporários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para atender as demandas do Censo Demográfico 2020, está prevista. A expectativa é que sejam contratados em torno de 250 mil profissionais. Em entrevista para FOLHA DIRIGIDA, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros contou que o primeiro dos editais deverá ser para analista censitário e sair ainda este ano.

As demais oportunidades deverão ser para as funções de recenseador, agentes regional e administrativo, agentes municipal e de informática, analista censitário e agente supervisor. 

“Trabalhamos com temporários para o Censo, pois são projetos que têm início, meio e fim, e não faria sentido ter um servidor fazendo carreira para uma atividade que será concluída. No Censo Demográfico de 2010, por exemplo, contratamos quase 200 mil pessoas, então é impossível para o órgão colocar essa força de trabalho toda como efetivos”, disse o coordenador.

Ele complementou contando que a intenção é divulgar o edital para analista censitário em breve, para aplicação de provas até dezembro. “É preciso chamar essas pessoas entre janeiro e fevereiro ou no máximo março. A contratação de pessoal temporário costuma ser mais rápida e menos burocrática do que a de efetivos, então estamos otimistas”, afirmou.  Os analista censitários trabalham diretamente com o planejamento do Censo e por isso devem ser os primeiros contratados.