Inscrições abertas para o SiSU 2018.2

Participantes que fizeram o Enem 2017 podem se inscrever até as 23h59 de sexta-feira, 15 de junho.

As inscrições para Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/2 estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira, dia 15. A edição do segundo semestre oferece mais de 57 mil vagas em cursos superiores gratuitos.

Faça sua inscrição para o SiSU 2018/2

A participação no SiSU 2018/2 é exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O Edital exige pontuação superior a zero na redação para que a inscrição seja validada, mas algumas instituições cobram pontuação mínima também nas provas objetivas.

Inscrições

O participante precisa acessar o site do SiSU e informar número de inscrição no Enem 2017, CPF e senha. Ao ingressar na página, o candidato deve escolher:

  • Até duas opções de curso: a primeira opção é a preferência do candidato
  • Modalidade de concorrência: o candidato precisa informar se quer concorrer por cotas ou ampla concorrência. A opção é feita em cada escolha de curso.

O Ministério da Educação (MEC) liberará, a partir do segundo dia de inscrições, as pontuações mínimas dentro do número de vagas para cada curso (nota de corte) e o desempenho individual do candidato (com um balanço de sua colocação). As informações mudam conforme a graduação, a quantidade de vagas e modalidade concorrência.

Com base no balanço diário, os candidatos poderão mudar suas opções de curso até às 23h59 do dia 15 de junho.

Vagas

O SiSU 2018/2 tem oferta de 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino. Medicina, por exemplo, conta com 1.229 oportunidades disponíveis.

As instituições de ensino do SiSU se dividem da seguinte forma:

  • 30 universidades federais
  • 7 universidades estaduais
  • 27 institutos federais
  • 2 centros federais
  • 1 centro universitário estadual
  • 1 faculdade municipal

Somente Mato Grosso, Amazonas e Sergipe não estão com vagas disponíveis para este SiSU. Já os estados com mais oportunidades são Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

No ano passado, o SiSU do meio do ano ofereceu 51.913 vagas em 61 instituições. Já a edição do primeiro semestre deste ano ofereceu 239.716 vagas em 130 instituições.

Como saber se passei no SiSU?

resultado do SiSU 2018/2 será divulgado em 18 de junho. As matrículas serão realizadas entre os dias 22 e 28 seguintes. As instituições de ensino informarão os horários, locais e escalonamento do registro acadêmico em seus próprios sites.

Os candidatos não aprovados em curso de primeira opção poderão manifestar interesse pela lista de espera, entre 22 e 27 de junho. As chamadas da lista de espera poderão ser feitas entre 3 de julho e 21 de agosto, pelas próprias instituições de ensino.