O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), divulgou nota afirmando que, das 3.592 vagas temporárias anunciadas na última terça-feira, 3, apenas 140 serão para preenchimento de novos profissionais através de seleção temporária para a rede federal do Rio de Janeiro.
O edital do processo seletivo simplificado divulgado no site da pasta mostra a informação da contratação de, no máximo, 3.592 profissionais da Saúde. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, apenas 140 vagas serão preenchidas por novos profissionais contratados, ficando as demais vagas (3.452) para renovação de contratos.

A informação foi apresentada na quarta-feira, 4, durante uma reunião do DGH com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), representantes da Comissão Externa da Câmara dos Deputados Federais, do corpo clínico dos hospitais federais e de outros conselhos regionais da área da Saúde.
Em 28 de março, o Ministério do Planejamento publicou uma portaria interministerial autorizando a contratação temporária de 3.592 profissionais, mas, segundo o diretor do DGH, Alessandro Magno Coutinho, a grande maioria dessas vagas é para renovação de contratos encerrados ou próximos do fim.
As 140 novas vagas serão preenchidas por profissionais que irão atuar nas atividades de assistência à saúde de unidades hospitalares federais do Estado do Rio de Janeiro. Segundo informações do diretor, cerca de 10 mil pessoas já se inscreveram para concorrer no processo seletivo, aberto no último dia 3.



