Sebrae disponibiliza ferramenta para cálculo de capital de giro

Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações de uma empresa, como recursos para financiamento aos clientes (para poder oferecer maior prazo nas vendas parceladas), recursos para manter estoques (é o que financia esse investimento) e recursos para pagamento aos fornecedores, pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais. Para auxiliar o empreendedor a fazer a manutenção desse capital, o Sebrae disponibiliza a Planilha de Cálculo de Capital de Giro – Caderno de Gestão, que pode ser acessada neste link. Há também mais dicas para que o empresário adote uma estratégia econômica sólida e eficaz aqui.

Manter o controle da inadimplência, renegociar dívidas para o longo prazo e reduzir custos e despesas são algumas dicas para quem quer prevenir e não acabar com capital de giro insuficiente. Problema que pode surgir com a redução de vendas ou com a diminuição dos bons pagadores, por exemplo.

Por isso, é fundamental administrar o capital de giro da empresa, avaliando o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação às compras, vendas e à administração do caixa.

Calculating the savings