A modernização trabalhista começa a demonstrar eficácia na recuperação econômica e geração de empregos no país. A partir das mudanças nas relações de trabalho e das perspectivas de segurança jurídica geradas pela modernização, a General Motors (GM) anunciou nesta segunda-feira (11) a abertura de um terceiro turno de trabalho no Complexo Industrial de Gravataí (RS). A ampliação do expediente na fábrica resultará na criação de 700 novos postos de trabalho.
“Esse anúncio da GM mostra que todo o trabalho que tivemos debatendo a modernização com trabalhadores e empregadores e defendendo as mudanças no Congresso Nacional valeu a pena”, afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. “O governo tomou uma decisão corajosa e acertada ao abraçar as reformas que irão colocar o país novamente nos trilhos. Temos orgulho do que estamos realizando. Os trabalhadores já começam a sentir os resultados. A modernização da legislação trabalhista não atualizou a CLT; atualizou o Brasil”, enfatiza o ministro.
A ampliação da produção na GM é resultado do investimento de R$ 1,4 bilhão aplicado no desenvolvimento de novas tecnologias, produção de novos veículos e introdução de conceitos inovadores de manufatura. Por meio de um documento ao Ministério do Trabalho, a direção da companhia destacou seu apoio à agenda de reformas do governo federal e reiterou a confiança no país.
A empresa está presente no Brasil há 92 anos e é responsável pela geração de mais de 16 mil empregos. Além dos complexos industriais, a GM possui unidades em Mogi das Cruzes, Sorocaba e Indaiatuba, em São Paulo, e em Joinville (SC). Conta ainda com um Centro Tecnológico em São Caetano do Sul (SP).