Conheça o futuro: Novas estratégias para trabalhar com a disciplina de Geografia

Os professores de geografia, assim como os professores da maioria das disciplinas, se veem constantemente desafiados a usarem o que tem de melhor para lecionar. A geografia pode ser uma matéria extremamente interessante ou pode ser a disciplina em que os alunos dormem durante a aula, boa parte disso depende do professor e das estratégias utilizadas pelo mesmo para lecionar. Diante disso, separamos neste artigo, algumas práticas que podem torna a disciplina de geografia algo mais prazeroso não só para os estudantes mas também para os professores que estão lecionando. Confira agora algumas estratégias que você pode utilizar.

Começar a aula com uma introdução geral

Uma excelente maneira de começar a aula é ditar os tópicos que serão abordados em profundidade no decorrer da aula. A razão para isso é que desta maneira os professores de geografia estarão preparando o aluno para o assunto por vir. Os alunos então podem já preparar dúvidas sobre assuntos que já ouviram falar ou estudaram através de outros meios, algo que é bastante comum na geografia, principalmente quando o assunto é geopolítica, afinal estamos falando de algo que é repetidamente discutido em jornais de projeção nacional.

Revisar o assunto da aula passada

Para garantir que o assunto da aula anterior realmente foi compreendido pelos alunos, é interessante criar o hábito de revisar o conteúdo que foi visto anteriormente. Uma boa prática para realizar a revisão é fazer perguntas sobre o assunto visto na aula passada, escolhes dois ou três alunos e faça uma pergunta para cada um. Esta prática fará com que os alunos prestem mais atenção nas aulas, investindo energia em anotações e tirando tempo para revisar o conteúdo dado na própria casa, o que é excelente para manter o alto nível de aprendizado.

Utilização de jornais

A geografia tem a vantagem em relação as outras matérias de que partes dos assuntos discutidos são constantemente vistos em jornais. É uma excelente dinâmica, pegar tais jornais e inclui-los na aula. Desta forma os alunos serão capazes de ver o assunto com um outro olhar. Também é interessante poder refutar certos pontos de vista incorretos estabelecidos pelos escritores do jornal, a verdade é que há muita desinformação por ai, ser capaz de esclarecer assuntos obscuros e mal interpretados é uma excelente forma de incutir o entusiasmo e o interesse nos alunos para com o assunto em discussão.

Utilização de documentários

Há uma série de documentários sobre assuntos discutidos na geografia que podem ser usados em sala de aula. Você pode usar trechos do documentário e discuti-lo em seguida, pode assistir o documentário inteiro e pedir para que os alunos façam anotações e então realizar uma discussão na aula seguinte e etc. Mas aqui vai um ponto que você deve prestar atenção: Há inúmeros documentários excelentes disponíveis por ai, assim como há inúmeros documentários ruins, por isso é necessário que você tire um tempo antes da aula para conferir a qualidade do documentário que pretende exibir em sala de aula. Não se deixe levar apenas por recomendações de terceiros ou pior, pelas reviews de usuários da internet.

Incentivo a leitura

Fazer uma dinâmica com leitura em sala de aula é uma excelente maneira de ministrar uma aula de geografia. Primeiro que a leitura por si só já uma interessante para os alunos. Infelizmente, poucos alunos têm o hábito de ler, incentivar este hábito dentro da sala de aula é extremamente benéfico para os alunos. Segundo que a disciplina de geografia trabalha com textos tanto quanto a disciplina de história. Encontrar livros sobre os mais variados assuntos da disciplina de geografia é extremamente fácil.

Criação de debates

Outra excelente maneira de criar uma dinâmica positiva dentro da sala de aula é criando debantes entre os alunos. A maneira de fazer isso é separando a sala de aula em dois grupos, cada um defendendo posições específicas. Neste tipo de debate não importa quem ganha o debate, o importante é levantar os fatos e debater o assunto. Por isso, recomendamos que não ofereça qualquer tipo de premiação para o grupo que for considerado vencedor, ou sequer fazer essa distinção no final do debate. Por exemplo você pode fazer um debate sobre o aquecimento global e separar os alunos em um grupo que defenderá a ideia de que o aquecimento global é real e outro que defenderá que trata-se de uma farsa.

O desafio final está na mãos do professor

No final de contas, cabe ao professor de geografia usar a dinâmica que melhor funciona para a sua realidade. E isso é algo que só pode ser descoberto através da prática.