Governo Federal libera verbas para obras e aulas do IFBaiano em Itaberaba

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (SETEC/MEC), autorizou o funcionamento dos campi do IFBaiano em Itaberaba, Xique-Xique e Alagoinhas.

A informação foi anunciada pela SETEC/MEC nessa segunda-feira (9), em Brasília, durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação da presidente Dilma Rousseff, quando a mandatária divulgou ainda projeto de lei que cria mais cinco universidades federais, a inauguração de 41 campi e outras nove obras nos institutos federais. A portaria é de A Nº 378, de 9 de maio de 2016.

Após intenso trabalho do qual participou o prefeito João Filho, o deputado federal Cacá Leão e o vice-governador da Bahia, João Leão, a autorização dada pelo Ministério da Educação permite a liberação orçamentária de 40% dos recursos necessários para o término das obras de construção das unidades IFBaiano de Itaberaba, Xique-Xique e Alagoinhas, na ordem de R$ 15 milhões.

Conforme o reitor do IF Baiano, Geovani Nascimento, presente na cerimônia, haverá adequação dos projetos à quantia liberada pelo Ministério da Educação. Nascimento acredita que vai poder realizar uma nova licitação para o reinício das obras o mais rápido possível.

O MEC também autorizou a liberação de recursos para o início das aulas. Enquanto as sedes do IFBaiano não ficam prontas, as salas de aula funcionarão em instalações provisórias nos três municípios baianos. Segundo o reitor, existe a possibilidade de as aulas começarem no segundo semestre, mesmo sem o término das obras da sede própria.

Obras

A construção da sede própria do IFBaiano está paralisada porque a empresa que venceu a licitação declarou falência e suspendeu os trabalhos. Os recursos são necessários para finalizar as construções dos módulos pedagógicos, administrativo e o laboratório.

O IFBaiano oferece 3.055 vagas anuais na Bahia para estudantes do ensino médio, superior e pós-graduação. O órgão está presente em 11 municípios do Estado (Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença) e tem mais três campi em construção: Itaberaba, Xique-Xique e Alagoinhas.