Lajedinho terá fábrica de cimento avaliada em R$ 770 milhões

Dois anos depois de ganhar o noticiário por ter sido devastado em uma enxurrada em 2013, Lajedinho, a 350 quilômetros de Salvador e o quinto menor município da Bahia, com menos de 10 mil habitantes, está prestes a ficar conhecido de outro jeito.

O município vai receber um dos maiores investimentos industriais já realizados no semiárido baiano. A CPX, novo grupo brasileiro no mercado de cimentos, concluiu os estudos ambientais para a implantação de uma unidade em Lajedinho, que deve receber investimentos de R$ 770 milhões para produzir 800 mil toneladas de cimento por ano.

O grupo pretende iniciar a construção da planta industrial ainda este ano, após a realização de uma audiência pública na região ainda no primeiro semestre e da licença definitiva do Inema, responsável pelo licenciamento ambiental.

A estimativa dos investidores é gerar 2 mil empregos na fase de obra, que deve durar entre 27 e 30 meses, além de 200 empregos diretos na fase de operação da fábrica e outros 600 empregos indiretos, com serviços de transporte, limpeza, manutenção, segurança, hospedagem, alimentação, etc. As informações são do jornalista Donaldson Gomes da coluna Farol Econômico.