Alunos de programa de educação conhecem fábrica da Ford em Camaçari

Os participantes do Programa de Educação para Jovens, inspirado no programa estadual Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, conheceram as instalações do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta terça-feira (12). O objetivo da iniciativa é promover a qualificação de alunos da rede pública estadual de ensino para o mercado de trabalho.

O programa foi lançado no último mês de outubro, com a presença do governador Rui Costa. Ao todo, cerca de 100 estudantes beneficiados, divididos em quatro grupos, vão conhecer a fábrica em Camaçari. A primeira visita ocorreu nesta manhã e incluiu palestras sobre carreira e saúde, com profissionais do Centro Médico da empresa. As outras três turmas estão programadas para os dias 19, 26 e 28.

As visitas fazem parte da segunda fase do projeto, lançada na última quarta-feira (6), com o início dos cursos técnicos oferecidos pelo Senai. As formações são em auxiliar de eletricista, mecânico de automóveis, mecânico de máquinas industriais e administrativo. Ao final da capacitação, os alunos poderão participar da seleção para o Programa Jovem Aprendiz da Ford.

Etapas 

A primeira etapa do projeto compreendeu palestras motivacionais com profissionais da Ford e aulas comportamentais e de formação pessoal, como de ética, gerenciamento de tempo, administração de dinheiro, informática, inglês básico, comunicação escrita, matemática e lógica, entre outras.

A iniciativa é promovida pela Ford, por meio do programa de responsabilidade social, executada pelo Sesi, que selecionou 100 estudantes de 17 a 21 anos da rede estadual de ensino de Camaçari. O programa, que possui o apoio das secretarias municipal e estadual de Educação, visa tornar os participantes exemplos para outros colegas continuarem se dedicando aos estudos.