6 dicas para seu home office ser mais produtivo

As empresas têm dado maior atenção aos seus colaboradores. Programas para melhorar a qualidade de vida são oferecidos e incentivados aos funcionários. Dentre inúmeros programas (frutas no escritório, ginástica laboral, massagem rápida, incentivos à prática de esportes, políticas de horário flexível, palestras e etc.) abordaremos neste post as características do home office, uma política que tem crescido e se consolidado em determinados negócios.

Trabalhar de casa, se bem aproveitado, pode gerar muitas vantagens ao profissional como reduzir seu tempo de deslocamento de casa para o trabalho, estar mais próximo da família em caso de necessidade e ter mais liberdade para desempenhar suas atividades. Porém, existe o outro lado. Para que o home office seja produtivo é necessário muita maturidade e responsabilidade do colaborador, visto que, em casa, é muito fácil se distrair, se envolver com outras atividades domésticas e, ao final do dia, não concluir todas as atividades planejadas.

Sendo assim, abordarei algumas dicas para que você possa superar estes desafios e tirar o melhor proveito de se trabalhar em casa:

1 Aproveite o tempo extra

Como comentei anteriormente, o home office gera um grande ganho de tempo. Em São Paulo, por exemplo, é comum os profissionais perderem de duas a quatro horas por dia, trancafiados em seus carros ou no transporte público, no trajeto de casa ao trabalho. Portanto, aproveite este tempo extra para tomar um bom café da manhã, um banho relaxante, conversar com sua família e amigos e etc. Estas atividades trarão mais qualidade de vida e, assim, você conseguirá ser mais produtivo no tempo dedicado exclusivamente a trabalhar.

2 Prepare-se para o trabalho

Trabalhar em casa pode ser um desafio até mesmo para nosso cérebro. Ele está acostumado a associar nossa casa a situações de conforto, diversão, socialização, entre outros. Por isso, é importante você mostrar para sua mente que durante as próximas oito horas você estará trabalhando, apesar de estar em casa. Esta preparação consiste em você se arrumar como geralmente faz para ir trabalhar: vestir-se adequadamente, fazer a barba ou maquiar-se.

3 Evite distrações

Nossas casas são ambientes preparados para nos distrair. Televisão e telefone fixo devem ser evitados ao máximo. De preferência escolha um ambiente que não possua estes aparelhos. Se houver mais alguma pessoa em sua casa oriente-a para só te interromper em caso de emergência, delegando a ela atividades como atender ao telefone, interfone ou campainha.

5 Gerencie o uso do seu tempo com cuidado

Ao fazer home office precisamos ser mais criteriosos com as atividades que precisamos concluir e manter o foco. Por isso, antes de iniciar seu trabalho liste as tarefas mais importantes que deve finalizar no dia. Dedique períodos de até 50 minutos para desempenhar cada atividade. Após este período, descanse 10 minutos e, se necessário, retome a atividade por mais 50 minutos. Diferentemente dos computadores, somos seres monotarefa e focar em uma atividade de cada vez é a melhor forma de aumentar sua produtividade.

6 Mantenha os relacionamentos com os colegas do trabalho

Uma consequência natural de trabalharmos remotamente é a distância de nossa equipe, subordinados, pares e líderes. E este afastamento não é saudável, afinal você é parte de uma engrenagem que está funcionando e deve ser percebido como tal por todas as pessoas que trabalham com você. Além disso, é fundamental interagir com pessoas no trabalho. Relacionar-se faz parte da natureza humana. Portanto, entre em contato com sua equipe ao longo dia para obter ou fornecer orientações, tirar dúvidas ou acompanhar as tarefas.

Da próxima vez que for trabalhar de casa, reflita sobre os pontos acima! Eles podem fazer a diferença para você entregar um excelente trabalho e com toda a qualidade de vida que desejava.

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp.  

APOSTILAS PARA CONCURSO

Compartilhar