PIS/PASEP: veja o que acontece se você não sacar o benefício

O prazo para o saque do dinheiro do PIS/Pasep referente ao ano-base 2016 só termina dia 30 de dezembro de 2018, mas muita gente acaba esquecendo de sacar o benefício. Quem vai sacar o valor referente a 2017, pode fazer isso até junho de 2019. Mas você sabe o que pode acontecer caso não realize o saque?

Segundo o Ministério do Trabalho, caso o beneficiário não saque o abono salarial dentro do calendário anual de pagamentos ou dentro do prazo extra estipulado pelo governo (como para o ano-base 2016), o valor é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o mesmo só poderá ser sacado posteriormente por meio de ação judicial.

Se isso aconteceu, é preciso que você tenha certeza de que você tem direito ao benefício. Tem direito ao abono salarial quem trabalhou formalmente por pelo menos um mês em 2016 e/ou 2017 com remuneração média de até dois salários mínimos

Além do tempo de serviço, para ter direito ao abono de 2016 e 2017, o trabalhador deveria estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O pagamento do abono do PIS/Pasep ano-base 2016 começou em 27 de julho de 2017 e terminou em 29 de junho de 2018, mas foi aberto um novo período de saque que começou na última quinta-feira (26) e vai até 30 de dezembro. Consulte aqui e veja se tem direito ao benefício.