Inscrições para cursos técnicos em escolas estaduais acabam neste domingo (15)

Estudantes interessados em uma das 9.335 vagas em cursos técnicos oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) têm até este domingo (15) para se inscrever no site do processo seletivo.

Pode participar do processo quem já concluiu o ensino médio de forma gratuita – seja em escola pública ou como bolsista em instituição filantrópica ou privada.

As vagas ofertadas pela SEC serão definidas levando em consideração as médias finais obtidas nas disciplinas de Português e Matemática no último ano no ensino médio. O resultado sai na próxima terça-feira (17) e as aulas começam dia 30.

O órgão também pode considerar o resultado no Enem. São 42 cursos, em 82 municípios. Os cursos ofertados são: Técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Processos Fotográficos, Recursos Humanos e Guia de Turismo.

15 mil vagas
Incluindo o que está sendo ofertado pela SEC, há quase 15 mil vagas em cursos técnicos abertas na Bahia – todas elas gratuitas. As outras 5.145 estão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), em 19 cidades. São 2.715 na modalidade Integrado e 2.430 para o Subsequente.

O sistema de seleção do Ifba divide os candidatos em dois grandes grupos chamados de Integrado e Subsequente. O primeiro é destinado aos estudantes que estão ingressando no ensino médio. Nessa modalidade, o aluno faz o curso ao mesmo tempo em que estuda. A segunda é para aqueles que já concluíram o ensino médio.

No caso do Ifba, as inscrições seguem até 16 de agosto através do portal da instituição. O custo é de R$ 35, mas os candidatos de Integração que estudaram em escola pública nos últimos cinco anos ou do modelo Subsequente que foram alunos da rede pública nos últimos três anos podem pagar R$ 3,50.

Além destas quase 15 mil vagas gratuitas, ainda há o Senai, que prorrogou até 27 de julho as inscrições e matrículas para 4.830 cursos técnicos pagos, nas 12 unidades da Bahia. As inscrições são no site do Senai. É preciso estar no ensino médio ou ter concluído os estudos.