Secretaria da Saúde do Estado já conta com 940 profissionais do projeto primeiro emprego

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) avança com o Programa Primeiro Emprego (PPE), disponibilizando vagas para técnicos atuarem nas unidades de saúde. Já são 940 em unidades da Secretaria em mais de 30 municípios baianos. São 13 áreas de atuação divididas entre administração, logística, informática, secretariado, contabilidade, enfermagem, análises clínicas, segurança do trabalho, meio ambiente, nutrição, farmácia e gerência em saúde e recursos humanos.

Arielton Nascimento, 22 anos, é um dos contemplados pelo programa. Lotado na coordenação financeira, ele participa do projeto há um ano e quatro meses. “Eu não tinha muita expectativa para ingressar no mercado depois do curso técnico, já que não tinha experiências, e o projeto foi o divisor de águas”, comemora o jovem técnico em contabilidade, que hoje pode atuar na sua área graças ao projeto.

Além de Arilton, Alessandra Lins, 19 anos, técnica em logística do setor de compras da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde comemora o crescimento e a oportunidade que o PPE oferece para iniciação no mercado de trabalho. “Eu agradeço por onde estou, todos me acolheram muito bem, é uma troca de conhecimento. Eu agradeço por essa oportunidade de ter essa experiência na minha carreira e mostrar que eu aprendi muito”.

No PPE são realizadas regularmente visitas de monitoramento, com intuito de sanar e esclarecer dúvidas do programa, visando desenvolvimento profissional dos técnicos. No mês de maio, novas vagas foram preenchidas em diversos municípios a exemplo de Juazeiro e Senhor do Bonfim, na região norte do estado.

Projeto Primeiro Emprego

Promovido pelo Governo do Estado da Bahia, o PPE é um projeto social que visa garantir a inserção de jovens egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho. Por contemplar aqueles com melhores resultados, estimula, também, uma maior dedicação na sala de aula.