Concurso PF: Cebraspe já foi definido como banca, afirma Fenapef

A banca do concurso PF já está definida. A novidade agora é que o nome da instituição foi revelado. Como já esperado, o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) será o organizador da seleção.

A informação foi passada pelo presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens. Segundo o representante da federação, ele obteve a confirmação na última terça-feira, 22, com a Diretoria de Gestão da Polícia Federal.

“Ontem (dia 22), tive a confirmação com a Diretoria de Gestão da PF de que vai ser realmente o Cespe (atual Cebraspe)”, confirmou Boudens.

Agora, tudo depende da finalização de trâmites burocráticos para oficializar a contratação do Cebraspe. De acordo com ele, a escolha da banca ainda em maio faz com que a PF consiga cumprir a previsão inicial de publicar o edital em junho.

“A chance de se manter o cronograma previsto do concurso, e termos edital publicado no primeiro semestre, só aumenta”, disse o presidente da Fenapef.
Ainda no que diz respeito a publicação do edital da PF, o site do jornal “Diário do Nordeste” publicou que o diretor geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, declarou que este será mesmo publicado em junho. A declaração foi dada durante o evento de posse da nova superintendente regional da PF em Fortaleza, na terça-feira, 22.

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Polícia Federal para confirmar a declaração, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Processo dependia apenas da análise jurídica

A confirmação do nome da banca do concurso PF era questão de tempo. Na última segunda-feira, 21, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA teve informações importantes referente ao processo de escolha da instituição.

A PF informou que os trâmites da contratação já estavam no Ministério Especial da Segurança Pública para análise jurídica. Essa era considerada a fase final, dependendo apenas do parecer jurídico. Após essa etapa é que aconteceria a confirmação da organizadora. O nome até então era um segredo, que agora já foi revelado.

O setor de concursos da PF informou ainda que o processo encontrava-se na Diretoria de Logística, foi encaminhado para análise e dependia de um aval final. Agora, a portaria da dispensa deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Edital do concurso PF previsto para junho

A confirmação do Cebraspe aumenta cada vez mais as chances do edital ser publicado este semestre, como já divulgado pelo ministro Raul Jungamnn. A declaração aconteceu no evento de lançamento do livro “Reflexões sobre Justiça e Educação”, em Brasília.

“Eu tenho acompanhando isso. Apenas o edital está sendo elaborado pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Federal. Porque o resto já está tudo ok, já está tudo disponível para que isso possa ser feito. A diferença é administrativa, meramente administrativa. Mas ainda neste semestre nós vamos ter o lançamento do edital do concurso”, disse o ministro.

A Polícia Federal também já confirmou que trabalha com a intenção de publicar o edital dentro dessa previsão. Tudo depende do processo de contratação da banca. A PF tocou tudo com celeridade, como também já trabalha na confecção do edital.

Sendo assim, tão logo a banca seja oficializada e o contrato seja assinado, o edital deverá ser divulgado logo em seguida. A única pendência entre o Cebraspe e a PF será referente ao cronograma do concurso, que será fechado em acordo com ambas.

Confira a distribuição das vagas do concurso PF

Agente – 180 vagas;
Delegado – 150 vagas;
Escrivão – 80 vagas;
Perito – 60 vagas;
Papiloscopista – 30 vagas;

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Compartilhar