Senai abre inscrições para cursos técnicos com 4.830 vagas e quase 500 bolsas de estudo na Bahia

As inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão abertas e seguem até o dia 6 de julho. Das 4.830 vagas oferecidas, 481 delas são bolsas de estudo. Para concorrer às bolsas, é preciso se inscrever até 20 de junho.

Todas as inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Senai.

As bolsas são para os estudantes que tiveram pontuação média de 550 pontos ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além da declaração de baixa renda. Podem ser utilizadas as notas do Enem de 2013 a 2017. O resultado dessas inscrições será divulgado no dia 21 junho.

Os cursos são oferecidos nas áreas de Alimentos, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Petroquímica.

Outras áreas, como Programação de Jogos Digitais, Qualidade, Química, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Telecomunicações e Vestuário, também têm vagas.

As 4.830 oportunidades estão distribuídas entre a capital baiana e os municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.

O edital com a lista dos cursos, vagas disponíveis e valores das mensalidades para cada município, dentre outras informações, também estão disponíveis no site do Senai.