Mais dois mutirões do Programa Primeiro Emprego serão realizados no interior da Bahia, na próxima semana. A ação oferece a possibilidade de uma vaga de emprego a jovens e adultos que concluíram os cursos técnicos de nível médio nos anos de 2015, 2016 e 2017 na rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica.
Hoje, 19 de março (segunda-feira), o mutirão acontece em Alagoinhas, no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (Cetep LNab), localizado na Rua Maria Feijó, 13, centro, das 8h às 14h. Podem participar estudantes de Alagoinhas, Rio Real, Esplanada, Pojuca, Ribeira do Pombal e Cícero Dantas.
Já os estudantes de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipirá, Riacho do Jacuípe, Capim Grosso e Irará poderão participar do mutirão que será promovido no dia 22 de março (quinta-feira), em Feira de Santana, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano (antigo Colégio Estadual de Feira de Santana), na Rua Juracy Magalhães Júnior, S/N, centro. O atendimento será realizado também das 8h às 14h.
Quem comparecer a um dos mutirões fará a atualização de dados e será verificada a sua regularidade do banco de dados da Secretaria da Educação do Estado. Caso haja vaga disponível na área em que o candidato se formou, ele será encaminhado, em seguida, pela Secretaria do Trabalho para verificar a elegibilidade (se atende à legislação do programa).
Caso seja elegível(eis) para a(s) vaga(s), serão verificadas as nota médias durante todo o curso (ranking) e será dada preferência sempre para aqueles de maior nota, que serão encaminhados para uma possível contratação com Carteira de Trabalho assinada, e todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no âmbito do Estado, por maio das fundações. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo; já nas fundações, o contemplado terá, além de salário mínimo, plano de saúde opcional (Planserv), alimentação, vale transporte e processo formativo vinculado a sua área e ao serviço público.
Para realizar a atualização cadastral e se habilitar a ocupar uma possível vaga, o egresso precisa apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade (RG) e CPF. Já para efetivar a contratação, precisará também apresentar a carteira de reservista, título de eleitor, último comprovante de votação, comprovante de residência, currículo atualizado, certificado de conclusão do curso ou diploma ou histórico escolar. Para os casados e/ou com filhos, será necessário apresentar também a certidão de casamento, certidão de nascimento caso tenha filho, cartão de vacinação (dependente com até cinco anos de idade), comprovante de escolaridade (dependente após seis anos), conta bancária, duas fotos 3×4.