Edital do Enem 2018 será publicado em 21 de março e terá mudanças, diz Inep

O edital da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) terá “aperfeiçoamentos”, segundo anunciou nesta terça-feira (28) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em nota divulgada à imprensa, o Inep afirmou que, na terça-feira (27), se reuniu com membros do Ministério Público Federal (MPF) para apresentar “propostas de aperfeiçoamento” do edital do Enem 2018.

A reunião foi registrada em foto, publicada no perfil oficial do Inep no Facebook:

Ainda de acordo com o Inep, participaram da reunião com a presidente do órgão, Maria Inês Fini, e diretores de várias áreas do Inep membros do GT de Educação do Ministério Público do Estado do Pará e da Procuradoria Federal do Direitos do Cidadão, do MPF em Brasília.

O Inep afirmou que os detalhes sobre a proposta e as mudanças planejadas ainda não são públicos.

Na tarde desta terça, durante entrevista coletiva em Brasília, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o MEC não vai divulgar trechos do edital antes do lançamento oficial, que acontecerá em 21 de março.

“Nós só vamos divulgar todo o conteúdo do edital e as informações para o Enem em 21 de março”, afirmou ele.

Segundo Mendonça Filho, as mudanças no edital partiram de reuniões com os procuradores, “mas estão além da própria colaboração do MPF, são processos melhorados e ampliados em relação ao Enem 2017”. Ele ressaltou que, entre as edições de 2016 e 2017, o Enem “já mereceu importantes mudanças, como os dois domingos de aplicação e a introdução da prova com identificação nominal”.

Calendário do Enem 2018:

  • Publicação do edital: 21 de março
  • Inscrições: de 7 a 18 de maio
  • Provas: 4 e 11 de novembro