Qualifica Bahia certifica 680 trabalhadores de Salvador e Dias D’Ávila

Uma concorrida solenidade, nesta terça-feira (12), marcou a certificação de 680 trabalhadores e trabalhadoras de Salvador e Dias D’Ávila, pelo Programa Qualifica Bahia, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O evento ocorreu no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, na capital baiana.

Maria José Santos foi uma das trabalhadoras certificadas. Atualmente trabalhando como cozinheira, ela fez o curso de cuidadora de idosos e espera colocar em prática os ensinamentos obtidos durante a qualificação. “Já trabalhei como cuidadora há cinco anos. Mas, no curso, enriqueci meus conhecimentos. Quero voltar pra essa área. É o que gosto de fazer”, revelou.

A titular da Setre, Olívia Santana, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a área de trabalho e renda. “As turmas certificadas aqui hoje, somam um investimento de mais de R$ 1 milhão. Em tempos de dificuldade financeira, isso demonstra a prioridade que o governador Rui Costa tem dado a essa política pública”, enfatizou.

Presente na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, destacou a importância da qualificação. “Esse certificado é um diferencial na busca por uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou. Também estiveram presentes os secretários de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.

As certificações contemplaram as áreas de culinária, técnicas de congelamento, doces e salgados, panificação, preparação de acarajés e abarás, culturas digitais e mobilização de redes sociais, cabeleireiro, podologia, garçom, operador de telemarketing, eletricista de instalações prediais, informática básica, corte e costura, costura industrial e cuidador de idosos. Em 2017, o Qualifica Bahia atendeu 2.680 trabalhadores, em 63 municípios de 25 territórios de identidade.

Iniciação rsportiva

No ato, Olívia Santana também anunciou o início das atividades de 24 projetos de iniciação esportiva, paradesportiva, de lazer e inclusão social. A execução será feita por instituições sociais, selecionadas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Setre, por meio de editais.

A ação – que abrange a capital e os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal – soma cerca de R$ 9 milhões de investimentos, com recursos próprios da Sudesb, do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

As atividades esportivas serão desenvolvidas até dezembro de 2018, beneficiando 8,6 mil crianças, jovens e adultos, atendidos com políticas do Pacto pela Vida, programa criado pelo Governo do Estado como uma estratégia para enfrentamento da violência urbana.