Ministério, Prefeitura e Ifba firmam parceria para o Cidadão Aprendiz

A partir do ano que vem, a Prefeitura de Vitória da Conquista deverá receber cerca de 50 jovens em seu quadro profissional, por meio do programa Cidadão Aprendiz. O projeto é fruto de uma parceria com o Ministério do Trabalho e o Instituto Federal da Bahia (Ifba). A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público da Bahia e do Ministério Público do Trabalho. Na manhã desta terça-feira (21), representantes desses órgãos reuniram-se no Gabinete Civil para discutir o programa com o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita Irma Lemos e membros do secretariado municipal.

O Cidadão Aprendiz consiste em um programa de Aprendizagem Profissional e será implantado no município na modalidade de cotas sociais, atendendo jovens em situação de vulnerabilidade social ou econômica, vinculados a órgãos de acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que não teriam condições de igualdade para concorrer com outros adolescentes em programas de Aprendizagem oferecidos em outras modalidades.

Além disso, a natureza das empresas que participam do projeto também é peculiar. São estabelecimentos que precisam cumprir a cota de aprendizes em seu quadro profissional, mas não possuem condições de fornecer a formação prática adequada. “São empresas de construção pesada, de transporte de cargas, que não têm, a princípio, como colocar sua cota de aprendizes no seu estabelecimento”, exemplifica Marli Pereira, coordenadora da Aprendizagem Profissional na Bahia pelo Ministério do Trabalho.

Com isso, existe a possibilidade de esses jovens cumprirem a sua formação prática em órgãos públicos. “O escolhido aqui em Vitória da Conquista foi a Prefeitura Municipal, pela parceria e engajamento que ela está tendo com esse público em vulnerabilidade”, revela Marli. Ela explica ainda que os aprendizes terão carteira de trabalho assinada e todos os encargos custeados pelas empresas.

A Prefeitura entrará com a qualificação prática dos jovens e o Ifba será o responsável pela sua formação teórica, que se dará na área administrativa e de apoio a usuários de informática.

Renata Martorelli, representante do Ifba, destaca: “O jovem encontra oportunidade de ter um espaço que seja acolhedor e de fato inclusivo, para que ele consiga reunir as possibilidades de se enquadrar dentro de um espaço, uma possibilidade de transformação de vida. Ele busca por sonhos, volta a sonhar, volta a querer conquistar as coisas como um cidadão.”

Para o prefeito Herzem Gusmão, fazer parte de uma ação dessa natureza é de grande importância. “A experiência do primeiro emprego é algo que determina o futuro de toda pessoa. E nosso Governo tem a consciência de que essa oportunidade é relegada a muitos jovens, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social”, afirma. Por isso, o Governo Mais Perto de Você abraçou a parceria. “Vamos dar um novo rumo à vida de nossos jovens, através dessas vagas de trabalho dentro da Prefeitura”.