Governo lança aplicativo para carteira de trabalho

O Ministério do Trabalho lançou um aplicativo com todas as informações da Carteira de Trabalho. A ferramenta permite a consulta a todas as informações presentes no documento físico, como experiências profissionais anteriores. Além disso, os interessados poderão solicitar a emissão da primeira ou segunda via da carteira de trabalho.

A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico. O governo destacou que a caderneta física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador.

Seguro-Desemprego

Outra novidade anunciada nesta terça-feira é que o trabalhador começará a pedir o Seguro-Desemprego pela internet. Após informar os dados solicitados, o trabalhador ainda terá que agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine para entregar a documentação necessária. Segundo o Ministério do Trabalho, esse atendimento levará apenas 15 minutos. Depois do atendimento, começará a valer o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.