Curso técnico em fruticultura tem inscrições abertas até 10 de dezembro, na Bahia

Estão abertas as inscrições gratuitas para o processo seletivo do curso técnico de nível médio em fruticultura, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Juazeiro, região norte da Bahia. São 180 vagas e as inscrições seguem até 10 de dezembro. Os candidatos devem possuir ensino médio completo e realizar as inscrições através do site http://www.senar.org.br/processo-seletivo.

O curso será realizado no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/SENAR, inaugurado recentemente no Vale do São Francisco, em Juazeiro.

O curso é gratuito e presencial. As aulas acontecerão na sede do centro. A carga horária total é de 1.350 horas, distribuídas em quatro semestres letivos. As atividades serão realizadas com metodologia de ensino que promove a integração dos conteúdos teóricos e práticos.

O processo seletivo será feito em três etapas. A primeira é a análise do histórico escolar, anexado no momento da inscrição. Serão classificados para a segunda etapa aqueles que apresentarem os melhores índices de aproveitamento escolar. A análise curricular será realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro e o resultado da primeira etapa divulgado no dia 15 de dezembro.

A segunda etapa – fase eliminatória – é a aplicação da prova, entre os dias 16 e 26 de janeiro de 2018, presencialmente, no Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro (a data e horário serão informados para os aprovados na primeira etapa).

Na terceira e última etapa – fase classificatória – será realizada a entrevista dos candidatos aprovados na prova. A entrevista também será realizada presencialmente, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, no Centro de Excelência. Os candidatos aprovados nas três etapas, devidamente matriculados, dão início às aulas em março de 2018.

O curso técnico em fruticultura formará profissionais para planejar, executar e controlar os processos deste segmento, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.

O profissional poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.