Confira o passo a passo para consultar saldo do PIS

A Caixa Econômica Federal criou um serviço exclusivo para consulta de saldo de cotas do PIS (Programa de Integração Social), liberadas pelo governo federal de acordo com a Medida Provisória 797/2017. Por meio do site, os aposentados ou idosos a partir de 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) têm acesso à conta e são informados sobre o melhor canal para saque dos recursos.

A Caixa administra as contas do PIS vinculadas aos trabalhadores do setor privado. Os trabalhadores do setor público, inscritos no PASEP, devem se informar no Banco do Brasil. Os pagamentos têm início a partir da próxima quinta-feira (19) aos idosos a partir de 70 anos.

Confira o Tutorial para acesso ao site Cotas PIS:

1º passo: Ao acessar o site a pessoa se identifica, digita o número de CPF ou NIS e a data de nascimento e responde se é ou não aposentado. Em seguida, basta clicar em “Não sou um robô” e nas imagens solicitadas e “Continuar”.

O número do NIS pode ser encontrado: no Cartão do Cidadão; nas anotações gerais da Carteira de Trabalho antiga; na página de identificação da nova Carteira de Trabalho; no extrato do FGTS impresso.

2º passo: A próxima etapa é digitar o número do NIS, a Senha Internet e clicar em “Continuar”, ou em “Cadastrar ou esqueceu a Senha?”. A senha é a mesma utilizada para acessar extrato do FGTS no site da Caixa.

3º passo: Insira o número de celular, caso tenha interesse em receber SMS sobre Abono Salarial, FGTS e PIS. Caso não tenha interesse, clique em “Não quero receber notificações em meu celular”.

4º passo: Ao clicar em Continuar, a pessoa terá acesso ao saldo de cotas do PIS. Caso o beneficiário tenha direito ao saque (inscrito no PIS entre 1971 e 04/10/1988) e já tenha realizado o saque por um dos motivos abaixo, não haverá saldo a ser informado.

Motivos para saque das Cotas do PIS:

• Aposentadoria;
• Idade – mulher a partir de 62 anos, homem a partir de 65 anos (antes a partir de 70 anos);
• Invalidez (participante ou dependente);
• Transferência do militar para reserva remunerada ou reforma;
• Idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
• Neoplasia maligna (câncer) ou SIDA/AIDS (participante ou dependente);
• Doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente);
• Morte do participante.

5º passo: O beneficiário insere a informação se possui Cartão Cidadão e Senha Cidadão.

6º passo: É informada a data de início da liberação de pagamento e os canais para saque.

O calendário tem início com o pagamento a idosos a partir de 70 anos, em 19 de outubro. Em seguida recebem os aposentados, em 17 de novembro. Mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos recebem as Cotas PIS a partir de 14 de dezembro. Os valores não sacados continuarão disponíveis nas contas individualizadas de cotas do PIS para saque a qualquer tempo.

Em casos de clientes da Caixa com conta corrente ou poupança individual, o crédito será efetuado automaticamente dois dias úteis antes da data de início de cada calendário.