Resultados de concurso da PM e Corpo de Bombeiros da Bahia são adiados

Os resultados da primeira e segunda etapas do Concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que seriam divulgados nesta sexta-feira (15), foram adiados para a próxima sexta (22). A informação foi divulgada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

Conforme o órgão, a prorrogação foi necessária em função da complexidade e da abrangência do concurso. O resultado provisório do certame foi divulgado no dia 30 de agosto. A lista final de aprovados, no edital, está prevista para sair no dia 29 de setembro.

De acordo com a secretaria, os resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), no site da Saeb, no Portal do Servidor e no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizadora do concurso.

Concurso

Segundo a Saeb, o processo seletivo é o maior já realizado para a Polícia Militar no Estado, com cerca de 150 mil inscritos.

De acordo com o edital, 2 mil vagas são destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. Das duas mil vagas disputadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para mulheres.

Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos escolheram, no ato da inscrição, a região de interesse em atuar.

A bolsa de estudo durante o curso de formação de soldado, tanto da PM, quanto de bombeiro, é de um salário mínimo R$ 937. Após a conclusão do curso, o salário mais a Gratificação de Atividade Policial Militar (GAPM), é de R$ 2.585,05. A carga horária é de 40 horas semanais.