TRE-BA atende cerca de 100 mil eleitores por semana no Estado

Durante o período compreendido entre os dias 7 e 11 de agosto, o estado da Bahia registrou o total de 92.648 eleitores biometrizados, dando uma média de 23.162 pessoas por dia. Vale lembrar que na semana em destaque, ocorreu um feriado, na sexta-feira (11/8), quando foi comemorado o Dia do Magistrado, não sendo, com isso, realizados atendimentos nos postos eleitorais naquele dia.

No mês de julho, no período compreendido entre os dias 1 de julho e 4 de agosto, o estado da Bahia registrou o total de 492.005 eleitores biometrizados, dando uma média de cerca de 98 mil atendimentos semanais, e mais de 19 mil diários.

Apesar do grande número de atendimentos, o TRE-BA ainda considera insuficiente o número de eleitores biometrizados, principalmente nas cidades onde o procedimento é obrigatório. No estado da Bahia, o número total de eleitores é de 10.515.510, porém apenas 2.335.807 pessoas realizaram o recadastramento biométrico, dando um percentual de 22,21% de aptos para a eleição a partir de 2018.

Em Salvador, maior colégio eleitoral do estado, o número total é de 2.055.190 eleitores, mas apenas 509.345 fizeram o recadastramento biométrico, dando um percentual de 24,78%.

Somente na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, localizada na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, foram atendidas o total de 11.195 pessoas no período de 07 a 11 de agosto.

Nas Prefeituras-Bairro Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Pau da Lima, Cidade Baixa, Cabula/Tancredo Neves e Valéria, o total de eleitores que fizeram o recadastramento biométrico foi de 5.803. Já nos terminais localizados no SAC´s Barra, Cajazeiras, Comércio e Periperi, 1.672 pessoas foram atendidas.

É importante destacar que os atendimentos realizados nas Prefeituras-Bairro e nos postos do SAC são feitos somente por agendamento nos sites do TRE-BA e do SAC, respectivamente.

Os eleitores das cidades em processo de revisão extraordinária (ver lista), que ainda não realizaram o recadastramento, têm até o dia 31 de janeiro de 2018 para fazerem o procedimento, sob pena de terem o título cancelado, podendo ocasionar assim a perda de diversos benefícios, entre eles a suspensão do pagamento do Bolsa Família. A sanção é prevista pelo Código Eleitoral, artigo 7º.

Veja quais documentos são necessários para a realização do recadastramento biométrico

Débito

Antes de comparecer ao cartório, é necessário ao eleitor consultar a existência de débitos com a Justiça Eleitoral. Para isso, basta acessar o site (http://www.tre-ba.jus.br/) e, por meio do menu principal, seguir o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. Caso exista débito, a multa deverá ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento. Informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3373-7000.