Curso técnico de nível médio em Administração tem aula inaugural

Os 150 alunos do novo curso técnico de nível médio em Administração, ofertado pela rede estadual, participaram da aula inaugural, nesta terça-feira (15), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, no bairro de Água de Meninos, em Salvador, onde foram abertas cinco turmas, no turno vespertino. Os estudantes foram recebidos pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e pelo superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae), Jorge Khoury. O Sebrae é parceiro da Secretaria da Educação do Estado na promoção do curso, cuja metodologia é a adotada pela Escola de Formação Gerencial (EFG), que visa a formação empreendedora e cidadã do estudante.

O secretário Walter Pinheiro falou sobre a importância da parceria para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica na Bahia, que hoje atende a 160 municípios, com a perspectiva de, até 2018, incluir 50 mil jovens no Programa Jovem Empreendedor. “O mais importante deste processo é a boa parceria com o Sebrae, considerando toda a sua expertise que tem na área, para que a gente possa estabelecer, cada vez mais, esta sinergia entre a escola e o caminho vocacional, a cidade, o traço e a identidade cultural de cada canto, bem como as expectativas das pessoas que frequentam as nossas escolas. Somaremos esforços para que possamos estabelecer no Estado, cada vez mais, cursos como este, com a expectativa de consolidarmos uma política pública inserida no contexto educacional”, afirmou.

Estudante do curso técnico inaugurado, Rodrigo Silva, 22, conta que concluiu o Ensino Médio e estava desempregado. “Era uma situação que estava me incomodando muito. Então, resolvi me capacitar por meio de um curso técnico para que, em um futuro breve, eu possa colocar o meu próprio negócio e sobreviver dele”. Também presente à aula inaugural, Geisa Cruz, 21, fala sobre a sua expectativa com o curso. “Quero ganhar conhecimentos em empreendedorismo durante o período do curso e, em seguida, fazer vestibular para o curso superior de Administração e me especializar na área”, planeja a estudante.

Ex-estudante do mesmo curso oferecido pelo Sebrae de Minas Gerais, o hoje empresário Frederico Amorim, 27, convidado a relatar a sua experiência na aula inaugural, disse que, graças à oportunidade que abraçou, conseguiu se afirmar profissionalmente, depois de várias tentativas fracassadas de montar o seu próprio negócio. “Vim da favela, onde perdi muitos amigos para o crime. Não queria isto para mim. Fiz algumas tentativas de sobreviver do meu próprio trabalho, mas, por falta de capacitação, tive três negócios falidos. Decidi, então, procurar o Sebrae para aprender a empreender e transformar a vida. Hoje, sou orgulho na minha casa, porque abri o Mix Lanche, faço coffee break para empresas e me considero estabelecido, graças à Educação, que transforma vidas”.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou, também, o significado da parceria. “O secretário Walter Pinheiro tem tido uma preocupação de buscar sair um pouco da teoria e criar oportunidades, através de ensinamentos práticos. Não tenho dúvidas de que o Sebrae, pela sua capacitação, sua história e seu objetivo, será um grande parceiro nesta e em outras ações. Estou certo de que esta é a primeira turma de muitas outras que serão criadas, a partir desta parceria”, afirmou, explicando que o método adotado pela Escola de Formação Gerencial (EFG) foi idealizado e implantado há 20 anos pelo SEBRAE de Minas Gerais.

A diretora do CEEP Empreende Bahia, Salomé Pinto, falou da nova etapa da instituição, a partir do novo curso técnico, entre os já existentes: Cozinha, Alimento, Panificação, Guia Turístico e Nutrição Dietética. “O curso que estreamos agora vai proporcionar ao jovem se inserir no mundo do trabalho, montando o seu próprio negócio e modificando o seu território”. O curso técnico de Administração beneficia pessoas entre 16 e 29 anos, que já concluíram o Ensino Médio.