Bahia já contratou mais de 9 mil jovens aprendizes em 2017 e pode chamar bem mais

A Bahia contratou 9.147 jovens aprendizes de janeiro a junho deste ano. Em todo o Brasil foram mais de 200 mil jovens que entraram no mercado de trabalho este ano graças à lei da Aprendizagem Profissional. Os números foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. O volume de contratações na Bahia perde apenas para grandes estados do Sul e Sudeste, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Mas o estado pode mais, já que o potencial de vagas desta natureza chega a 39.253, segundo o próprio Ministério.

O levantamento mostrou ainda que mesmo no período de recessão, a contratação de aprendizes se manteve estável com 401.951 contratações em 2015 e 388.794 em todo o ano de 2016.

A Lei da Aprendizagem Profissional prevê que empresas de médio e grande porte tenham cotas de 5% a 15% para a contratação de jovens entre 14 e 24 anos que permaneçam na escola e façam algum curso técnico-profissionalizante. Isso garante mais oportunidades, diminui as chances dos jovens abandonarem os estudos e oferece mais perspectivas futuras.