Sine Fácil supera 100 mil downloads e encaminha mais de 2,3 mil a vagas de emprego

O Sine Fácil, aplicativo lançado pelo Ministério do Trabalho há duas semanas para facilitar o acesso a vagas de empregos do sistema Sine, já superou os 100 mil downloads até a última segunda (5) e gerou o encaminhamento de 2.368 pessoas a vagas de trabalho abertas por empresas. A estimativa do ministério era de que o número de 100 mil aplicativos baixados fosse atingido somente um mês após seu lançamento.

“Estamos otimistas com esses números, pois temos mais de 13 milhões de trabalhadores procurando emprego no país e esse resultado mostra que as pessoas estão se interessando pelas vagas oferecidas pelo aplicativo”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. “O Sine Fácil amplia o acesso dos trabalhadores às oportunidades cadastradas e direciona o candidato para as vagas conforme o seu perfil”, disse.

Em apenas um dia da semana passada, o aplicativo encaminhou 523 trabalhadores a vagas de emprego. O estado de São Paulo é campeão no número de encaminhamentos (213), seguido de Paraná (128) e Ceará (73). O balanço dos números do aplicativo foi anunciado nesta quarta-feira.

Outro dado apresentado durante o balanço foi a quantidade de avaliações recebidas dos usuários. Oitocentos e catorze trabalhadores manifestaram sua opinião sobre o Sine Fácil, a maior parte positiva. “É um resultado muito bom, que mostra que o aplicativo está funcionando e que quem está usando a ferramenta são as pessoas que já utilizavam o serviço do Sine”, avalia o coordenador geral do Sistema Nacional de Emprego, Marcos Sussumo.

O Sine Fácil pode ser instalado em celulares e tablets (disponível para o sistema Android e futuramente para iOS), permitindo que as pessoas acessem vagas de emprego, busquem informações sobre Abono Salarial, acompanhem os pagamentos de parcelas do Seguro-Desemprego e visualizem os vínculos empregatícios.

Para utilizar o aplicativo pela primeira vez, o trabalhador precisa de um código de acesso (QR Code), que é fornecido em qualquer unidade do Sine, nas agências próprias do Ministério do Trabalho ou então pelo site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) – caso o trabalhador tenha sido atendido no Sine em algum momento e já tenha cadastro na rede.

50 mil vagas diárias
Com o acesso liberado, o trabalhador pode consultar as cerca de 50 mil vagas diárias, de todo o país, que o Sine disponibiliza no aplicativo. A inserção das vagas pode ser acompanhada em tempo real. Com o uso do aplicativo pelos trabalhadores, as filas dos postos do Sine devem ser reduzidas, desafogando o atendimento, já que os cadastrados no sistema são alcançados via internet, com a possibilidade de acesso em qualquer hora e em qualquer lugar.

SINE FÁCIL

O que é?
O Sine Fácil é um aplicativo mobile, disponível para dispositivos Android e futuramente para sistemas iOS.

Vantagens
1- O trabalhador tem acesso às vagas de emprego de acordo com o seu perfil profissional, sem precisar ir até um posto de atendimento do Sine;
2- O trabalhador pode agendar entrevistas diretamente com o empregador;
3- É possível receber pelo aplicativo as notificações sobre Seguro-Desemprego e demais comunicados do Ministério do Trabalho;
4- Trabalhador tem acesso às informações do Abono Salarial;
5- Trabalhador também acesso ao histórico de vínculos empregatícios que podem auxiliar nas informações para o saque do FGTS.