Descubra como fazer um vídeo currículo

Como fazer um vídeo currículo – Você já ouviu falar nesta modalidade?

Esta nova forma de apresentar as qualificações profissionais está chegando no Brasil e já é solicitada em áreas de trabalho que demandam a contratação de pessoal mais criativo, como é o caso dos nichos de comunicação, publicidade e marketing.

Saber como fazer um vídeo currículo exige um pouco mais de desenvoltura, obviamente, pois, no vídeo, é possível avaliar além das qualificações profissionais. O vídeo currículo proporciona ao contratante observar detalhes que não seriam possíveis em um currículo tradicional, além do mais o vídeo traz, em sua essência, a emoção, o sentimento, a “verdade” e, apesar de ser possível burlar estes detalhes, ainda assim, um bom psicólogo, usando suas habilidades, consegue perceber reações que não são perceptíveis por qualquer pessoa e isso de maneira nenhuma ocorre na modalidade tradicional de apresentação curricular (o papel).

Mesmo que a empresa não tenha um setor de RH onde psicólogos façam este tipo de avaliação, o vídeo currículo é uma das formas mais seguras e claras para a contratação de um profissional. Mas, vale salientar que este modo de apresentação não deve substituir as demais etapas do processo seletivo (o tradicional curriculium vitae e a entrevista, por exemplo). O vídeo currículo serve como mais uma ferramenta de seleção, auxiliando na escolha do candidato que mais se encaixa no perfil necessário para a função que a empresa pretende contratar, antes de chamá-lo à avaliação presencial (entrevista).

Nos Estados Unidos, por exemplo, o vídeo currículo é muito utilizado para agilizar o processo de seleção de um candidato, além de diminuir custos com traslados dos recrutadores, evitando a perda de tempo e o estresse com pessoas que muitas vezes não têm interesse real ou não têm o perfil exigido pela empresa.

Com certeza, saber como fazer um vídeo currículo é o grande diferencial para quem deseja surpreender um selecionador. Mas, o que vale é surpreender de maneira positiva.

Algumas dicas para te ajudar nesta etapa:

Como e onde gravar:

Antes de qualquer ação: Estude o seu “roteiro” (neste caso as suas qualificações profissionais). De maneira alguma vá para a frente da câmera sem saber o que dizer. Um dos pontos-chave para se sentir à vontade diante da câmera é dominar o que tem a dizer. Então, prepare-se!
Cuide do seu aspecto físico: Capriche no visual (sem exageros). Quanto mais clean, melhor! Cabelo arrumado, barba feita (ou bem aparada), roupas adequadas. O ideal é conhecer a empresa, fazendo uma pequena pesquisa já possível ter esta informação a fim de não fugir do contexto.

Cenário: De preferência um ambiente formal – sala de estar, escritório são bons exemplos. Mas, você pode fazer em qualquer espaço desde que tenha conexão com a sua mensagem (obviamente, cozinha, lavanderia ou shoppings, locais com muito movimento, NÃO!). O ambiente precisa ser silencioso e organizado.

Nitidez de imagem: iluminação. Um ambiente bem iluminado é essencial!

Dados descritos no vídeo: Na edição do seu vídeo, é importante deixar em destaque o seu nome e dados para contato (email e telefone, por exemplo) – logo abaixo do seu queixo, no enquadramento.

Postura: Seu corpo fala. Portanto, mantenha uma postura de confiança, não-mecânica, não se deixe intimidar pelo momento ou o que “tem” que transmitir, seja natural de maneira adequada. Lembre-se de manter um tom e volume de voz adequados.

Linguagem: é bom lembrar que este tipo de apresentação é mais visada e você estará sendo avaliado, inclusive nos vícios de linguagem e erros de português. Então, preste muita atenção!

Tempo do vídeo: Especialistas apontam que este tipo de vídeo não deve durar mais 1 ou 2 minutos. Os segundos iniciais são os mais importantes, pois é neste momento que o selecionador está propenso a te ouvir, e será esta mensagem inicial que fará com que o mesmo prenda a sua atenção ao restante do vídeo, por mais sucinto que seja.

O que gravar:

Lembre-se de se apresentar: Diga o seu nome completo e a sua idade (ou data de nascimento)
Mencione sua formação acadêmica, experiências profissionais, os conhecimentos que você tem e que são relevantes para a função que está pleiteando.
É importante informar os seus objetivos, competência e os resultados de destaque da sua carreira

Informação de muita relevância: Não basta apenas saber como fazer um vídeo currículo, você precisa ponderar quando é ideal usar esta modalidade de vídeo. Primeiro é necessário saber se a empresa está aberta a este tipo de apresentação que ainda não é comumente utilizado nos processos de seleção no Brasil, então vá com calma! Nada de sair espalhando vídeos em todas as empresas.

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Compartilhar