Programa estadual conduz jovens ao mercado de trabalho

O Programa Primeiro Emprego está mudando a vida de centenas de jovens baianos. Lançado em novembro de 2016, pelo governador Rui Costa, a ação promove a primeira experiência profissional de estudantes egressos de cursos profissionalizantes da rede estadual de ensino. Irlana de Jesus faz parte das primeiras turmas de beneficiados. Ela aproveita a chance como auxiliar administrativo da Secretaria da Segurança Pública (SSP) já pensando no futuro. “Está sendo muito bom para mim. É um aprendizado a mais”, conta.

Além de secretarias, os jovens terão a chance de viver a primeira experiência no mercado de trabalho em órgãos e empresas do Estado, como também em instituições da iniciativa privada. Através do Primeiro Emprego, eles chegam onde poderia ser mais difícil chegar sozinhos. “O programa proporciona a primeira experiência profissional aos estudantes dos nossos cursos técnicos, ajudando [também] a diminuir a evasão escolar”, explica o superintendente de Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Mello.

Os jovens contemplados têm carteira de trabalho assinada e todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no Estado. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo. Nos órgãos estaduais, eles recebem um salário mínimo, plano de saúde (Planserv) e vale transporte. O Programa Primeiro Emprego é tema de vídeo da série Educar para Transformar, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom).