Jovens do Programa Primeiro Emprego começam a trabalhar na Embasa

Uma nova etapa de vida começa para 148 estudantes da rede estadual de ensino profissionalizante. Contratados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), por meio do Programa Primeiro Emprego, os jovens participaram de uma aula inaugural no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai-Cimatec), em Salvador, nesta terça-feira (7). Eles receberam orientações sobre carga horária, princípios, diretrizes e funcionamento da empresa.

De acordo com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, a parceria com o Programa Primeiro Emprego é proveitosa. “Nós estamos recebendo jovens com bastante entusiasmo e desejo de trabalhar. São profissionais que vamos ajudar a desenvolver e trarão resultados positivos. Eles vão atuar em diversos segmentos da empresa, nas áreas técnicas, administrativas e operacionais, dependendo do curso técnico que eles estejam fazendo”.

Jovens do Programa 1º Emprego começam trabalho na Embasa – Foto: Alberto Coutinho

Os aprendizes foram selecionados entre os estudantes da rede pública de ensino pela Secretaria da Educação do Estado, com base no desempenho escolar, e convocados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Eles ainda irão passar por um período de capacitação teórica no Senai, instituição parceira do programa, onde vão aprender sobre comportamento, ética profissional e a metodologia que será aplicada pelo programa, baseada na solução de problemas com propostas de melhorias.

A chance de ingressar no mercado de trabalho representa uma mudança de realidade para os jovens e suas famílias. Entre eles, Jackson Cabral, 17 anos, demostra confiança na oportunidade oferecida pelo programa. “Quero crescer, melhorar cada vez mais e alcançar todos os meus objetivos. Eu sei que essa oportunidade é uma chance importante e eu vou me esforçar ao máximo”, afirma. A mãe de Jackson, Eliana Cabral, incentiva o filho: “Agora só depende dele. Com muito trabalho, ele vai vencer qualquer dificuldade. Estamos felizes e cheios de orgulho”.

Experiência 

A secretária da Setre, Olívia Santana, ressalta que o Primeiro Emprego representa uma oportunidade de experiência para os estudantes. “Esse projeto é muito importante. Ele vai na contramão da grande onda de desemprego que está devastando o país. Os jovens sofrem porque as empresas não aceitam o trabalhador sem experiência. Muitas vezes, mesmo com o diploma na mão, eles não conseguem o emprego. Estamos criando essa oportunidade de experiência tão importante para o mercado de trabalho”.

O programa foi lançado pelo governador Rui Costa em novembro, com o objetivo gerar 9 mil vagas de trabalho até 2018 em empresas privadas e órgãos estaduais. Outros 258 jovens já estão trabalhando através do programa nas secretarias da Educação, da Saúde, (Sesab), da Segurança Pública (SSP) e do Meio Ambiente (Sema), além das universidades estaduais.