Está faltando emprego para quase 23 milhões de brasileiros, Diz IBGE

Brasil temos aproximadamente 22,7 milhões de pessoas em idade produtiva, mas que estão fora do mercado de trabalho ou trabalham menos do que poderiam. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 13, pelo IBGE e é um complemento da Pnad Contínua, a pesquisa oficial de emprego do instituto.

O número corresponde à soma dos desempregados, subocupados e inativos com potencial para trabalhar no país, referente ao segundo trimestre 2016.

Com relação ao número de desempregados a taxa de desocupação bateu 11,3%, com 11,6 milhões de desempregados. No trimestre encerrado em agosto, o número de desempregados chegou a 12 milhões e a taxa, a 11,8%. Ao somar os três indicadores, desocupados (11,6 milhões), subocupados e força de trabalho potencial, o instituto chegou aos número de 22,7 milhões de pessoas.

O número representa 13,6% dos 166,3 milhões de pessoas com idade para trabalhar. O IBGE segue a orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e considera que já se pode trabalhar a partir dos 14 anos.