Boa alimentação e atividade melhoram rendimento de candidatos em concursos

Quem está se preparando para concursos tem uma dura rotina de estudos. Quase sempre abdica de sair, dormir e até comer nos momentos adequados. Porém, o que muitos não sabem é que se alimentar de forma saudável é fundamental para a aprovação num processo seletivo.

Segundo especialistas, para ter sucesso nas provas, é preciso aliar boa alimentação e exercícios físicos. Muitos alimentos ajudam no raciocínio e na memorização de conteúdos, enquanto outros já tiveram comprovada sua ação prejudicial em aspectos diversos, como a capacidade de concentração.

“Alimentação balanceada e saudável é a chave para se manter bem ao longo da preparação para um concurso. Se comer bem, o candidato terá mais disposição para estudar, pois terá mais energia e melhores capacidades de memorização e concentração, fundamentais para quem almeja uma vaga”, explica a nutricionista Fernanda Marques, especialista em Nutrição Biofuncional.

sem-titulo-1
No café da manhã, o estudante deve optar por cereais integrais e frutas. Para comer nos intervalos dos estudos, o candidato deve levar frutas secas, que não estragam e são fáceis de comer. Outra boa alternativa são castanhas, nozes, sementes de abóbora e maçãs, que ajudam no desenvolvimento da memória. Outra opção são as barras de cereais.

 

Para não perder o pique e conseguir ainda mais energia para se dedicar aos livros e às apostilas, os candidatos também precisam se exercitar, no mínimo, 30 minutos por dia, iniciativa que melhora a disposição e estimula o cérebro.

“Quem quer sair na frente precisa aliar os estudos à atividade física. O importante é fazer um esporte de que goste. Porém, os exercícios aeróbicos e aquáticos são essenciais, pois melhoram a capacidade de concentração e aumentam a disposição corporal”, diz a professora de Educação Física Elizabeth Siqueira.

Além disso, destaca a especialista, a parte da manhã é o momento mais adequado para os exercícios. “A parte hormonal do nosso corpo trabalha a nosso favor na parte da manhã, pois estamos descansados. É o horário ideal”.