Alunos do interior participam de projeto sobre orientação vocacional

Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, os alunos do ensino médio regular e dos cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (Ceep), localizado no município de Jaguaquara (centro sul), estão participando do projeto de motivação e orientação vocacional. O objetivo é auxiliá-los na escolha da carreira profissional.

Na primeira etapa do projeto foi realizada na unidade de ensino uma palestra motivacional com um psicólogo voluntário. Para dar segmento ao projeto, um teste vocacional foi aplicado para os estudantes. Eles responderam diversas questões para descobrir quais os caminhos profissionais que devem seguir, levando-se em consideração suas personalidades, aptidão por determinadas áreas do conhecimento e interesses acadêmicos.

“Gostei muito da iniciativa porque nos ajuda a ter um direcionamento da carreira que poderemos seguir, pois muitos têm dúvidas e ficam confusos”, afirma a aluna do 3° ano do Ensino Médio, Gessiane Cunha Nunes, 19 anos, que está pensando em cursar a faculdade de Direito. Para Keroly Silva Fonseca, 15 anos, também do 3º ano, as palestras e teste vocacionais lhe ajudaram a definir seu futuro campo profissional. “Estava indecisa e, agora, já sei que minha área é a da saúde, só resta descobrir qual curso irei fazer”. Ela também afirma que gostou das orientações recebidas durante uma das palestras, a exemplo de como elaborar um currículo e de que forma se comportar numa entrevista de emprego.

A articuladora da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ilana dos Santos Cardoso, ressalta que “o projeto é muito importante para que os estudantes descubram com mais propriedade quais carreiras devem seguir no futuro”. Segundo ela, após o teste vocacional, os alunos participaram de outra palestra com uma psicóloga voluntária que explanou sobre algumas estratégias para driblar a ansiedade, obter sucesso nas provas de vestibular, além de dicas para o ingresso na vida profissional.

Quando receberem o resultado do teste vocacional, os estudantes terão um atendimento individual com duas psicanalistas, entre as quais a professora Elzineide Silva. Eles serão instruídos e aconselhados de acordo com o que for identificado no teste, o que pode facilitar na decisão sobre qual caminho profissional a seguir.

Auxílio da Secretaria da Educação

Para auxiliar na preparação dos estudantes para o Enem, a Secretaria da Educação do Estadoa disponibiliza conteúdos educacionais no Portal da Educação. São mais de 3,7 mil conteúdos digitais, incluindo vídeoaulas, com professores da rede estadual de ensino, das diferentes áreas do conhecimento.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia