Veja dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Os primeiros 15 segundos de uma entrevista de emprego são vitais e podem ser definitivos para causar uma boa impressão e garantir a vaga. Até 90% da opinião dos outros a seu respeito será formada nos primeiros quatro minutos, e algo em torno de 60% a 80% do impacto que você causará será não verbal.

Estas informações estão no livro Linguagem Corporal no Trabalho, de Allan e Barbara Pease (Editora Sextante), que dá dicas para se destacar na carreira. Ainda de acordo com a publicação, as chances de conseguir o emprego são maiores se o entrevistador gostar do entrevistado do que se gostar do currículo dele. É uma forma de causar uma primeira (e definitiva) boa impressão, sobre a qual pode não haver uma segunda chance. Veja abaixo algumas dicas do livro sobre a linguagem corporal para se dar bem na entrevista.

Veja como se dar bem na entrevista de emprego

Aperto de mãos Ele diz mais do que se imagina. É importante ser firme, mas suave. Evite o cumprimento por cima da mesa do entrevistador e deixe sua mão por cima para transmitir segurança.

Gestos Menos é mais nesse quesito. Ficar totalmente engessado é ruim, mas gesticular excessivamente pode passar a ideia de uma pessoa ansiosa, inquieta e desequilibrada.

Postura Mantenha a coluna reta e, se estiver carregando algum objeto, como bolsa ou pasta, não deixe que ele fique entre você e o avaliador – isso dá a ideia de insegurança.

Nervosismo Na hora da entrevista, evite mexer no celular, morder a caneta ou brincar com colar, relógio e pulseira. Se fizer isso, você pode ser percebido como inseguro e ansioso.