Vai prestar o concurso do IBGE? Saiba como se preparar para a prova

Desde o início do ano, as 7.825 vagas em cargos públicos ofertadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) transformaram essa prova de concurso em uma das mais aguardadas pelos brasileiros. Do total de vagas, 7.500 são destinadas ao cargo de agente de pesquisa e mapeamento e as 325 vagas restantes foram distribuídas entre os cargos de agente de pesquisas por telefone e supervisor de pesquisas.

Após realizar as inscrições, o foco de todos os candidatos deve ser na preparação para a avaliação, visando o melhor desempenho possível, e nas próximas datas importantes que constam no edital. A prova de avaliação do concurso, que será aplicada no dia 4 de setembro de 2016, contará com 60 questões objetivas, que abordarão diferentes assuntos para cada cargo.

As provas destinadas aos candidatos para agente de pesquisa e mapeamento terão questões de geografia, língua portuguesa e raciocínio lógico. Para os agentes de pesquisa por telefone, as questões abordarão conhecimentos gerais, língua portuguesa I e raciocínio lógico.

Já o supervisor de pesquisas precisará responder perguntas cujos temas serão conhecimento específico, noções de administração e situações de gerenciamento e língua portuguesa II.

Para conquistar uma dessas vagas e a tão sonhada estabilidade financeira, confira algumas dicas para se preparar para a prova.

Escolha uma ferramenta de estudo
Depois de escolher para qual dos três cargos você se candidatará no momento da inscrição, é preciso montar seus horários de estudo e escolher um curso preparatório que siga as diretrizes de conteúdo exigidas pela prova do seu segmento.

Cursos presenciais são uma modalidade ainda muito utilizada para quem deseja se preparar para concursos, porém, o estudo preparatório on-line tem crescido bastante.

Ideal para quem precisa de horários flexíveis e não dispõe de muito tempo no dia para se deslocar e assistir a aulas presenciais, os cursos de preparação on-line também contam com a vantagem de serem mais segmentados e direcionados ao concurso e cargo específico que o candidato está visando.

Organização é fundamental
Ter um cronograma é parte essencial da rotina de estudos de um candidato que realmente deseje ser aprovado em concursos. Essa dica é especialmente mais valiosa se os estudos forem feitos por conta própria em casa, já que não existe alguém de fora para exercer uma cobrança por desempenho.

Crie um calendário a longo prazo com as datas do concurso, como inscrições, divulgação do edital, dia da avaliação e publicação dos resultados, para que nenhum evento importante seja esquecido.

Faça também uma organização das horas de estudo semanais de acordo com suas horas livres disponíveis no dia e nos fins de semana. Assim, você não fica sobrecarregado e consegue distribuir de forma mais homogênea o conteúdo a ser estudado.

Pegue o seu material on-line e se prepare para o Concurso do IBGE

Seja determinado, mas também saiba a hora de parar
Se preparar para um concurso público de ampla concorrência como o do IBGE pode acabar se tornando estressante em algum ponto, conforme o dia da prova se aproxima. Atenha-se aos cronogramas de estudos montados por você e evite driblá-los, especialmente se a apreensão do conteúdo só depende da sua vontade.

Porém, sempre deixe espaços vagos para lazer e descanso nas distribuições semanais. Essas horas livres funcionam para desanuviar a cabeça e descansar o corpo, ajudando você a recobrar as energias e aproveitar para se distrair com amigos e família. Dessa maneira, evita-se a sobrecarga e o estresse excessivo que podem prejudicar seu desempenho final no dia da prova.

Teste seus conhecimentos
Para saber como está o seu desempenho e de que forma você lida com a resolução de questões sob pressão, é preciso colocar seus conhecimentos à prova. Você mesmo pode montar um simulado particular com provas e questões anteriores do concurso que pretende prestar.

Porém, muitos preferem realizar simulados coletivos, organizados por cursos preparatórios, para estar o mais próximo possível do ambiente da prova. Assim, conforme a reta final da preparação for se aproximando, o candidato consegue ter a noção de onde sua dedicação é mais necessária e quais são os assuntos que já domina.