Por que é fundamental fazer estágio?

Redação Catho

O estágio é uma das maiores preocupações de um estudante. Idade, requisitos, idiomas necessários, área escolhida? São tantos questionamentos, mas afinal, por que é fundamental fazer estágio? Por que o começo de carreira de jovens profissionais deve, quase que obrigatoriamente, começar por um estágio?

Os cursos técnicos ou de graduação perceberam a importância da vivência de seus alunos com o mercado de trabalho, por isso, é cada vez mais comum a aplicação de treinamentos e atividades em geral que alie teoria à prática, mas quase sempre não é o suficiente. E a importância de um estágio se explica basicamente por este motivo, é o espaço ideal para que o mercado ensine aos estudantes o que a faculdade ainda não consegue mostrar.

Larissa Meiglin, psicóloga e supervisora de consultoria ao candidato e a carreira da Catho listou outros dois bons benefícios de um estágio para profissionais. Confira, na sequência.

Possibilidade de aprender com quem já trabalha na sua área de formação

Todo estagiário precisa ter um profissional responsável por ele dentro da empresa. Normalmente esta pessoa fará o plano de estágio e o entregará junto ao Termo de Compromisso de Estágio para ser validado junto a faculdade. Com isso, o jovem poderá contar com profissionais já formados e/ou experientes que poderão transmitir informações, orientações, resolver dúvidas e até dividir angústias profissionais. Ter um mentor é ótimo para o desenvolvimento profissional.

Ingresso no mercado de trabalho em uma oportunidade 100% relacionada a área de formação

Muitos estagiários encontram no estágio a chance do 1º emprego, que pode ser fator determinante para o restante da carreira do profissional. Começar a carreira já atuando na área é um grande diferencial, pois ajuda o profissional a ir se desenvolvendo dentro da sua área de competência. Se ele tiver a chance de fazer mais de um estágio durante a faculdade, conseguirá obter conhecimento mais generalista da área de atuação, mas mesmo assim de forma focada, pois sempre atuou dentro da área de formação.